Municípios de Lagoa e Boa Vista (Cabo Verde) celebram protocolo de Geminação

Os Municípios de Lagoa e da Boa Vista, em Cabo Verde, celebraram, na semana passada, um protocolo de geminação, entre estas duas cidades.

Uma comitiva composta pelo Presidente da Câmara, Luís Encarnação, pelo Presidente da Assembleia Municipal, Águas da Cruz, pelo Vereador com o pelouro das Geminações, Mário Guerreiro, e por um técnico do Município deslocaram-se, na semana passada, à ilha da Boa Vista, em Cabo Verde para celebrarem um Protocolo de Geminação entre as duas cidades.

O protocolo foi assinado na cidade de Sal Rei, no dia 29 de setembro, pelo presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, e o presidente do Município da Boa Vista, Cláudio Mendonça, e representa o reforço dos laços históricos e culturais que unem os povos de Portugal e Cabo Verde, bem como a promoção da amizade e cooperação entre duas comunidades profundamente interligadas. O acordo visa fortalecer a colaboração, intercâmbio cultural e a partilha de boas práticas em diversas áreas de interesse comum.

A parceria de geminação centrar-se-á em áreas como a educação, o turismo, o ordenamento do território, o desenvolvimento económico, a empregabilidade, a sustentabilidade ambiental, a pesca, as artes, a cultura, o desporto, a ação social e o bem-estar. Os Municípios de Lagoa e Boa Vista nomearão representantes para servirem como pontos de contacto principais para operacionalizar a parceria de geminação.

Com a celebração deste protocolo foi dado cumprimento à deliberação tomada, por unanimidade, na Reunião de Câmara, datada de 02 de junho de 2023, e à deliberação tomada, por maioria, com 24 votos a favor e uma abstenção do partido CHEGA, na Assembleia Municipal, datada de 21 de junho de 2023.

Para além da cerimónia de assinatura do acordo de geminação, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, visitou a Estação Dessalinizadora da Boa Vista e participou, como orador convidado, no evento sobre turismo, no âmbito do Dia Mundial do Turismo.

“É um momento histórico para Lagoa, não só pela forte ligação que existe entre as duas comunidades e que agora sairá reforçada com este acordo, mas pela partilha de experiências e práticas de dois concelhos fortemente associados ao turismo e que enfrentam desafios semelhantes. A escassez da água potável é uma realidade que também nos afeta, no Algarve, e o exemplo da dessalinização da água em Boa Vista é um sinal do caminho que há a fazer e aprender com o que melhor se faz para resolver um problema que, muito em breve, será de todos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Sinaletica Parque industrial

Áreas empresariais de Lagos recebem investimento de 5 milhões de euros

O-baile-que-animou-a-Feira-do-Campo

Feira do Campo anima as Furnazinhas, agrega as gentes da serra e atrai muitos visitantes

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Câmara de Lagos quer comprar terrenos para ampliar a oferta habitacional

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728