Município reforça parceria com os Bombeiros Voluntários de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos inaugurou as sessões públicas ordinárias de 2023 decidindo, entre outros assuntos, o reforço da colaboração mantida com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos.

O novo acordo de colaboração ontem aprovado destina-se a apoiar a remodelação e ampliação das instalações do quartel, as quais serão comparticipadas pelo município em 303.222,01€, o que representa 50% do valor do investimento previsto e demais encargos associados à obra. Os trabalhos irão dotar o quartel de mais e melhores condições, quer para receber as equipas que integram o corpo de bombeiros, que são constituídas por homens e mulheres, quer para albergar os equipamentos utilizados nas ações de socorro, emergência, salvamento e combate a incêndios, com ganhos em termos de prontidão e funcionalidade.

Esta não é – recorde-se – uma decisão isolada, uma vez que tem sido reconhecida pelo município a necessidade de reforçar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros para que este esteja à altura de satisfazer as necessidades públicas, assegurando as respostas operacionais habituais, mas também as novas competências emergentes da Lei e das diretivas operacionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil, designadamente no que respeita ao reforço de meios humanos operacionais. Neste âmbito, a autarquia concede anualmente à associação uma comparticipação financeira de oitocentos mil euros.

Em 2022 foi também aprovada a atribuição de um subsídio extraordinário de 303.457,35€ destinado à aquisição de meios e equipamentos, mais concretamente uma embarcação para o serviço prestado no âmbito da Unidade de Salvamento Aquático e uma nova viatura de combate a incêndios.

Esta colaboração ativa do município não se limita aos Bombeiros Voluntários, estendendo-se a outras entidades parceiras com competências na área da proteção civil e às forças de segurança, concretizando o objetivo de afirmar Lagos como um território cada vez mais seguro.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Proyecto-EURES-Andalucia-Algarve-CEA-1-1024x704-1

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve | Fortalecimento da cooperação transfronteiriça entre as regiões

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Lagos vai acolher cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve

As-estruturas-estao-localizadas-em-Castro-Marim-e-Altura

Município de Castro Marim instala corações para depositar tampinhas solidárias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728