Município reforça parceria com os Bombeiros Voluntários de Lagos

A Câmara Municipal de Lagos inaugurou as sessões públicas ordinárias de 2023 decidindo, entre outros assuntos, o reforço da colaboração mantida com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagos.

O novo acordo de colaboração ontem aprovado destina-se a apoiar a remodelação e ampliação das instalações do quartel, as quais serão comparticipadas pelo município em 303.222,01€, o que representa 50% do valor do investimento previsto e demais encargos associados à obra. Os trabalhos irão dotar o quartel de mais e melhores condições, quer para receber as equipas que integram o corpo de bombeiros, que são constituídas por homens e mulheres, quer para albergar os equipamentos utilizados nas ações de socorro, emergência, salvamento e combate a incêndios, com ganhos em termos de prontidão e funcionalidade.

Esta não é – recorde-se – uma decisão isolada, uma vez que tem sido reconhecida pelo município a necessidade de reforçar a capacidade de resposta do Corpo de Bombeiros para que este esteja à altura de satisfazer as necessidades públicas, assegurando as respostas operacionais habituais, mas também as novas competências emergentes da Lei e das diretivas operacionais da Autoridade Nacional de Proteção Civil, designadamente no que respeita ao reforço de meios humanos operacionais. Neste âmbito, a autarquia concede anualmente à associação uma comparticipação financeira de oitocentos mil euros.

Em 2022 foi também aprovada a atribuição de um subsídio extraordinário de 303.457,35€ destinado à aquisição de meios e equipamentos, mais concretamente uma embarcação para o serviço prestado no âmbito da Unidade de Salvamento Aquático e uma nova viatura de combate a incêndios.

Esta colaboração ativa do município não se limita aos Bombeiros Voluntários, estendendo-se a outras entidades parceiras com competências na área da proteção civil e às forças de segurança, concretizando o objetivo de afirmar Lagos como um território cada vez mais seguro.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Mais de 106 mil hectares arderam

Mais de 106 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Teatro Dia Mundial do Idoso

Dia Internacional do Idoso celebrado com peça de teatro de comédia em Castro Marim

perigo incêndios

Mais de 100 concelhos mantêm-se hoje em perigo máximo de incêndio rural

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728