Município reforça apoio à valorização da doçaria regional

A Câmara Municipal de Lagos decidiu ceder à ADRA – Associação de Doces Regionais do Algarve algumas salas do Espaço Jovem (antiga Escola Secundária Gil Eanes) para permitir o desenvolvimento das atividades de promoção, demonstração e divulgação da doçaria regional algarvia. Esta decisão, que está enquadrada na política municipal de apoio ao associativismo cultural, desportivo e recreativo, cumpre também a finalidade de dar utilidade a edifícios que são propriedade ou estão à responsabilidade do município, dinamizando esses espaços com atividades e novos usos de interesse para a comunidade.

A ADRA foi criada a 12 de abril de 2022 com o objetivo de preservar, valorizar e promover a doçaria regional enquanto arte tradicional, produto e atividade económica. A sua constituição foi, igualmente, impulsionada pela necessidade de criação de uma entidade que desse força ao setor e representasse os produtores locais no processo de certificação do Dom Rodrigo com o selo IGP (Indicação Geográfica Protegida)[i], projeto em que o município se tem empenhado. Cumprindo as várias etapas desse exigente processo, a ADRA submeteu à apreciação da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural o caderno de especificações do Dom Rodrigo, aguardando-se uma decisão sobre o assunto.

A cedência de instalações por parte do município vai permitir que esta ainda “jovem” associação tenha melhores condições de funcionamento para cumprir a sua missão e trabalhar no sentido de expandir o número de associados e a sua representatividade na região.


[i] A atribuição deste selo corresponde a uma certificação comunitária de produtos tradicionais que está enquadrada por regulamentação da União Europeia, legislação nacional e outros instrumentos de proteção.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728