Municipio de Silves renova protocolo com a Viver Serra – Associação para a Protecção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio

O Município de Silves renovou hoje, dia 16 de junho, o protocolo de cooperação com a Viver Serra – Associação para a Protecção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio. O acordo prevê a atribuição de um valor anual de 19.856,35 euros, de apoio à realização de atividades no domínio de ordenamento e gestão florestal e da defesa da floresta contra incêndios. O acordo comtempla ainda a cedência da utilização gratuita e temporária da antiga escola primária de Odelouca.

De salientar que esta renovação de protocolo, advém do histórico de competências já atribuídas à Viver Serra – Associação para a Protecção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento no domínio florestal, enquanto entidade gestora de Zonas de Intervenção Florestal (ZIF´s) e tendo em conta a sua constituição, igualmente em enquanto entidade gestora das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP,s) do Vale do Odelouca, do Falacho e Enxerim, e da Nova Serra e a complexidade subjacente à sua operacionalização e gestão (5253 hectares).

Recorde-se que as AIGP´s resultam de uma nova dinâmica florestal emergente após o grande incêndio que devastou a Serra de Silves e Monchique, no Verão de 2018, assente num novo Instrumento de Gestão Territorial (IGT), o Plano de Reordenamento e Gestão da Paisagem da Serra de Monchique e Silves (PRGPSMS) que determinou a criação de Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP´s) e que, nesse âmbito, o Município de Silves propôs e viu aprovadas pela tutela 3 AIGP, indicando a Viver Serra – Associação para a Proteção e o Desenvolvimento das Serras do Barlavento Algarvio Serra como entidade gestora com responsabilidade em operacionalizar as respetivas operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP`s). As Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP) visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural. Nestas áreas serão criadas as condições necessárias para o desenvolvimento de Operações Integradas de Festão da Paisagem (OIGP) a executar num modelo de gestão agrupada da responsabilidade de uma entidade gestora e suportada por um programa multifundos de longo prazo que disponibiliza apoios ao investimento inicial, mas também às ações de manutenção e gestão ao longo do tempo e a remuneração dos serviços dos ecossistemas aos seus proprietários. Estas áreas são até há data, as únicas aprovadas e em fase de operacionalização no Sul do país.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728