Município de Silves coloca primeiro equipamento para felídeos em Algoz

O Município de Silves instalou na União de Freguesias de Algoz e Tunes, o primeiro equipamento para felídeos ao abrigo do programa CED, garantindo assim o alojamento, a alimentação e o abeberamento de cerca de uma dezena de animais, numa iniciativa que contou com o apoio da União de Freguesias de Algoz e Tunes.

Esta ação tem como objetivos apoiar o controlo da população de felídeos, tornando mais saudável a convivência entre animais e munícipes, e reduzir os focos de insalubridade, ao mesmo tempo que relembra que os gatos são importantes para o território, nomeadamente para o controlo de pragas de ratos.

O programa CED consiste em Capturar, Esterilizar e Devolver os animais ao seu território de origem, com a prévia identificação eletrónica por transponder (microchip), desparasitação e vacinação antirrábica, onde são alimentados e protegidos pelos cuidadores.

Trata-se de um processo muito eficaz na gestão da população de gatos errantes, que irá certamente contribuir para a redução de diversos problemas associados à reprodução descontrolada, ruído e insalubridade.

A autarquia tem levado a cabo ações ao nível da esterilização, vacinação e desparasitação. Em 2019 foram esterilizados em parceria com os Centros de Atendimento Médico Veterinários (CAMV) cerca de 250 felídeos e em 2020 identificados por transponder 222 felídeos.

No entanto, para que o processo resulte apelamos para que a população residente colabore de forma ativa e respeite as “colónias de gatos”, não colocando alimento na proximidade, não afastando os gatos dos equipamentos, nem abandonando animais neste local.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728