MUNICÍPIO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL SENSIBILIZA PARA A PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE

No passado dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, o Município de São Brás de Alportel promoveu várias iniciativas de sensibilização sobre a importância de preservar e proteger o ambiente e o planeta.

No Parque das Amendoeiras, de forma adaptada e simbólica foi apresentada a estratégia municipal de preservação da biodiversidade que está em marcha, sendo exemplo da mesma a instalação de placas de sensibilização para zonas onde está a ser mantida vegetação que facilita o trabalho das abelhas, na polinização.

Para ajudar as abelhas a fazer a polinização, tarefa essencial para uma biodiversidade saudável, o Município tem vindo a deixar crescer em jardins e parque, separadores e bermas de estradas, canteiros, muros e passeios da vila, ervas daninhas que são plantas para a biodiversidade.

O objetivo de manter a vegetação espontânea, favorável à polinização, é criar um ambiente e recursos propícios (pólen, néctar e óleos essenciais) para os insetos polinizadores, nomeadamente as abelhas.

Com esta medida o Município pretende contribuir para colmatar o problema de âmbito mundial do declínio populacional das abelhas. São também polinizadores selvagens, as borboletas e os besouros que ajudam a maioria das plantas floríferas a frutificar, sendo por isso elementos fundamentais para a agricultura e para a biodiversidade. Uma vez secas, o Município irá proceder ao corte desta vegetação espontânea.

Em simultâneo, o Município tem vindo a colocar ninhos em diversos espaços verdes, escolas e outros equipamentos, de modo a fixar diversas espécies de aves, fundamentais para a preservação da biodiversidade, fruto de uma generosa oferta por parte de um projeto da Serra do Caldeirão.

Enquanto espaço de excelência para a interpretação e educação ambiental, a Quinta do Peral promoveu também durante a manhã de 5 de junho um conjunto de atividades de sensibilização dos mais jovens sobre a importância da proteção do ambiente e da sustentabilidade do planeta. Também neste espaço pode ser visitado um hotel para insetos, com diferentes nichos e materiais disponíveis para abrigar diferentes espécies de insetos.

Está ainda a ser equacionada a plantação de espécies benéficas para os polinizadores.

Ações que visam assegurar a convivência harmoniosa entre humanos e a natureza que é essencial para a qualidade de vida de todos os habitantes do planeta e que é também fonte de inspiração nas mais variadas áreas, da ciência às artes.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728