Município de São Brás de Alportel apresentou Gabinete de Intervenção Sénior na Universidade do Algarve

O Município de São Brás de Alportel participou no Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável que a Universidade do Algarve (UALg) promoveu na passada sexta-feira, 18 de março, no Campus de Gambelas.

Este encontro regional teve por propósito promover e divulgar as melhores práticas da região do Algarve no âmbito do envelhecimento ativo e saudável e fomentar o diálogo e o debate na procura de melhores soluções e abordagens para a melhoria da qualidade de vida da população sénior.

O Município de São Brás de Alportel participou, mediante a Unidade de Serviços Sociais, com a apresentação do trabalho realizado pelo Gabinete Municipal de Intervenção Sénior na exposição de Inovação e Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing.

Recorde-se que o Gabinete de Intervenção Sénior (GIS) foi criado, em 2013, para reforçar o trabalho de defesa da população sénior, num trabalho em parceria com um largo conjunto de entidades, sob coordenação da Câmara Municipal.

Com sede no Centro de Apoio à Comunidade, na Rua Serpa Pinto, n. 29, o GIS trabalha numa lógica de proximidade, dedicando a sua intervenção, em prol da proteção e promoção do bem-estar e qualidade de vida da população sénior. Um trabalho realizado em parceria com um conjunto de entidade, que permite multiplicar recursos e serviços para apoio aos cidadãos seniores do concelho, em particular dos que se encontram em situação de vulnerabilidade, e promove diversas atividades de sensibilização, lúdicas e desportivas.

Ao longo destes quase 10 anos, o GIS já apoiou mais de uma centena de pessoas idosas, contribuindo para a resolução das mais diversas problemáticas e necessidades do seu público-alvo e para a garantia do seu bem-estar e dignidade.

Durante a pandemia COVID-19 adaptou os seus serviços tendo criado a Linha da Amizade, uma linha telefónica vocacionada para a escuta, esclarecimento e apoio à pessoa idosa.

Um trabalho que contribuiu para a atribuição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

No Encontro Regional do Algarve de Inovação e Boas Práticas no Envelhecimento Ativo e Saudável foram ainda apresentadas as melhores candidaturas e anunciados os vencedores do Prémio de Boas Práticas 2022 Algarve Active Ageing e onde foram dinamizados painéis sobre as temáticas: Saúde, território inclusivo, coesão e participação social, economia grisalha e desafios e oportunidades – envelhecer na região do Algarve.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Campanha-solidaria-do-municipio-de-Lagos

Campanha solidária do município de Lagos soma cerca de 1 milhão de visualizações

Oito-distritos-do-continente-sob-aviso-amarelo-devido-a-agitacao-maritima

Oito distritos do continente sob aviso amarelo devido à agitação marítima

Camara-de-Lagos-desagregacao-da-Uniao-de-Freguesias-de-Bensafrim-e-Barao-de-S.-Joao

Câmara de Lagos emitiu parecer favorável à desagregação da União de Freguesias de Bensafrim e Barão de S. João