Município de Lagos promove formação no setor agrícola

Apostada no incentivo à atividade agrícola dos produtores locais, a autarquia irá promover, nas próximas semanas, algumas ações de formação gratuitas em áreas específicas desse setor, como a agricultura biológica, a agricultura regenerativa e a compostagem.

Os workshops surgem da própria iniciativa Viv’o Mercado, mercado semanal que decorre à 4.ª feira à tarde no antigo Ciclo Preparatório de Lagos, o qual integra produtores locais, não só de bens agrícolas, mas também de produtos regionais, doçaria e artesanato. As ações de formação serão dirigidas a esses produtores, aos utilizadores das hortas sociais de Lagos, mas também à comunidade em geral.

Em colaboração com a Associação In Loco e tendo como facilitadora Ana Arsénio, terá lugar nas Hortas Sociais de Lagos, pelas 10h00, o “Workshop de Compostagem”. Já nos dias 18 de abril e 2 de maio, pelas 10h00, e pela mesma entidade, o workshop a realizar-se na Horta do Vale da Lama (Odiáxare) será dedicado à agricultura biológica, abordando temas como planeamento da horta e fertilização, propagação de plantas e aspetos técnicos das culturas agrícolas a instalar e proteção das culturas hortícolas.

A 14 de abril, 12 e 26 de maio, pelas 15h30, no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI, falar-se-á de “Agricultura Regenerativa”, iniciativa colaborativa com a Food4Sustainability. Os participantes terão oportunidade de assistir à transmissão de webinares sobre esta área, incindindo sobre os seguintes temas: definição de agricultura regenerativa (14 de abril); a agricultura regenerativa na prática e as realidades da UE e de Portugal (12 de maio); e capacitação para a agricultura regenerativa (26 de maio).

Estas ações de formação são gratuitas, mas requerem inscrição prévia obrigatória através de formulário online: Workshop de Compostagem, Workshop de Agricultura Biológica e Seminários de Agricultura Regenerativa.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728