Município de Lagos dá casa à C4M4

A Câmara Municipal de Lagos decidiu ceder as instalações da antiga Escola Primária de Almádena à C4M4 – Associação Cultural. O edifício estava desativado como estabelecimento escolar há vários anos e a associação a necessitar de um espaço fixo para consolidar o trabalho que tem vindo a desenvolver nas áreas da criação, produção e difusão das artes performativas, pelo que o cruzamento dos dois interesses deu origem ao contrato de comodato agora aprovado.

A decisão decorre da política municipal para o associativismo cultural, que tem na cedência de instalações uma das principais vertentes de apoio. Esta medida permite, simultaneamente, dar novos usos a imóveis do património municipal que deixaram de cumprir as suas funções originais, o que, para além de evitar a sua degradação, contribui para a dinamização e revitalização das áreas urbanas onde estão localizados.

A C4M4 (ou CAMA, na sua expressão oral) foi fundada em 2017, por Daniel Matos e Joana Flor Duarte, com a intenção de descentralizar os processos de criação artística e estimular a oferta cultural fora dos grandes centros metropolitanos nacionais. Sedeada em Lagos, produziu várias criações de Daniel Matos, dirigiu workshops no contexto das áreas performativas e visuais, assim como espetáculos e ateliês ligados às comunidades locais. Do seu ainda jovem, mas profícuo percurso, destaca-se, igualmente, o acompanhamento de produção a artistas e outras estruturas. O Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve é uma das suas iniciativas que marca o panorama cultural da região e a que o público terá, novamente, oportunidade de assistir lá mais para o final do ano (6 a 19 de novembro).

Na sua nova “casa” a C4M4 quer construir uma base para continuar a desenvolver este trabalho criativo e criar condições específicas para receber uma companhia de artes performativas, mas pretende ir mais além, intervindo, como estrutura cultural, nos campos da criação e difusão, da programação cultural, da sustentabilidade, da edução e desenvolvimento de públicos e residências artísticas.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728