Município de Lagos dá casa à C4M4

A Câmara Municipal de Lagos decidiu ceder as instalações da antiga Escola Primária de Almádena à C4M4 – Associação Cultural. O edifício estava desativado como estabelecimento escolar há vários anos e a associação a necessitar de um espaço fixo para consolidar o trabalho que tem vindo a desenvolver nas áreas da criação, produção e difusão das artes performativas, pelo que o cruzamento dos dois interesses deu origem ao contrato de comodato agora aprovado.

A decisão decorre da política municipal para o associativismo cultural, que tem na cedência de instalações uma das principais vertentes de apoio. Esta medida permite, simultaneamente, dar novos usos a imóveis do património municipal que deixaram de cumprir as suas funções originais, o que, para além de evitar a sua degradação, contribui para a dinamização e revitalização das áreas urbanas onde estão localizados.

A C4M4 (ou CAMA, na sua expressão oral) foi fundada em 2017, por Daniel Matos e Joana Flor Duarte, com a intenção de descentralizar os processos de criação artística e estimular a oferta cultural fora dos grandes centros metropolitanos nacionais. Sedeada em Lagos, produziu várias criações de Daniel Matos, dirigiu workshops no contexto das áreas performativas e visuais, assim como espetáculos e ateliês ligados às comunidades locais. Do seu ainda jovem, mas profícuo percurso, destaca-se, igualmente, o acompanhamento de produção a artistas e outras estruturas. O Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve é uma das suas iniciativas que marca o panorama cultural da região e a que o público terá, novamente, oportunidade de assistir lá mais para o final do ano (6 a 19 de novembro).

Na sua nova “casa” a C4M4 quer construir uma base para continuar a desenvolver este trabalho criativo e criar condições específicas para receber uma companhia de artes performativas, mas pretende ir mais além, intervindo, como estrutura cultural, nos campos da criação e difusão, da programação cultural, da sustentabilidade, da edução e desenvolvimento de públicos e residências artísticas.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Encontro-Regional-do-Algarve-do-Desporto-Escolar-Sobre-Rodas-passa-por-Castro-Marim

Encontro Regional do Algarve do Desporto Escolar Sobre Rodas passa por Castro Marim

4a-OP-Faro-1

Município de Faro apresentou projetos vencedoresda quarta edição do Orçamento Participativo  

Martinlongo

Martim Longo vai ter rede de abastecimento de água renovada

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728