Município de Lagos apoia promoção da cidadania ativa nas escolas

A Câmara Municipal de Lagos será o investidor social do projeto MyPolis nas Escolas de Lagos. A parceria, que visa trazer a participação cívica inspirada na Polis grega para o século XXI, quer promover a cidadania ativa dos jovens e o diálogo com quem toma decisões políticas.

Essa intenção foi declarada através da emissão da Carta de Compromisso que integra a candidatura “Uma POLIS para todas as idades – Algarve”, apresentada pela Associação Discurso Paralelo (promotora da iniciativa) ao Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto do Portugal 2030, um programa que financia iniciativas de inovação e empreendedorismo social (IIES) em parceria com investidores sociais para que alcancem maior escala e impacto.

O projeto MyPolis nas Escolas é dinamizado há cinco anos letivos e está presente em 25 municípios tendo sido distinguido como prática de excelência na área da Inclusão Digital pela Comissão Europeia e recebido o Prémio de Democracia Digital da Representação Portuguesa na Comissão. Em Lagos, se a candidatura for aprovada, o MyPolis será dinamizado durante três anos letivos (2024 a 2027) nas escolas dos dois agrupamentos e envolverá a participação de um total de 26 turmas.

Alunos e alunas vão ser desafiados a tornar-se Agentes de Cidadania. Com recurso a jogos e outras ferramentas de aprendizagem não formal, serão incentivados a identificar os pontos fortes e as fragilidades da comunidade local, a elaborar propostas de soluções e a exercer a cidadania de forma direta, em assembleia, o que lhes permite partilhar o percurso efetuado, a transformação sentida e o impacto gerado.

O projeto, que envolve um investimento de 36 mil euros por parte do município, prevê, ainda, o desenvolvimento e implementação de uma estratégia para a dinamização do Conselho Municipal da Juventude de Lagos.

Merece recordar que nesta mesma linha de atuação, o município de Lagos desenvolve, por iniciativa da Assembleia Municipal, o projeto “Assembleia Municipal da Juventude”, o qual tem como objetivo promover a cidadania ativa e a participação democrática dos jovens nas estruturas representativas do Poder Local. Inovador à data da sua criação, o projeto foi distinguido em 2022 com uma Menção Honrosa na categoria “Boas Práticas” dos prémios atribuídos pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM). A próxima sessão anual da Assembleia Municipal da Juventude vai ter lugar no dia 23 de fevereiro, pelas 10 horas, no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, e irá abordar, entre outros assuntos, os temas Habitação e Ambiente.

Veja aqui o vídeo da sessão de 2023 da Assembleia Municipal da Juventude.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

GAJ 2 - Concurso Talentos

Município de Albufeira lança dois concursos para os jovens artistas locais

post dia Mundial do Turismo

Faro celebra Dia Mundial do Turismo 2024

Mais de 106 mil hectares arderam

Mais de 106 mil hectares arderam em Portugal continental desde domingo

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728