Município de Lagos apoia promoção da cidadania ativa nas escolas

A Câmara Municipal de Lagos será o investidor social do projeto MyPolis nas Escolas de Lagos. A parceria, que visa trazer a participação cívica inspirada na Polis grega para o século XXI, quer promover a cidadania ativa dos jovens e o diálogo com quem toma decisões políticas.

Essa intenção foi declarada através da emissão da Carta de Compromisso que integra a candidatura “Uma POLIS para todas as idades – Algarve”, apresentada pela Associação Discurso Paralelo (promotora da iniciativa) ao Portugal Inovação Social – Parcerias para o Impacto do Portugal 2030, um programa que financia iniciativas de inovação e empreendedorismo social (IIES) em parceria com investidores sociais para que alcancem maior escala e impacto.

O projeto MyPolis nas Escolas é dinamizado há cinco anos letivos e está presente em 25 municípios tendo sido distinguido como prática de excelência na área da Inclusão Digital pela Comissão Europeia e recebido o Prémio de Democracia Digital da Representação Portuguesa na Comissão. Em Lagos, se a candidatura for aprovada, o MyPolis será dinamizado durante três anos letivos (2024 a 2027) nas escolas dos dois agrupamentos e envolverá a participação de um total de 26 turmas.

Alunos e alunas vão ser desafiados a tornar-se Agentes de Cidadania. Com recurso a jogos e outras ferramentas de aprendizagem não formal, serão incentivados a identificar os pontos fortes e as fragilidades da comunidade local, a elaborar propostas de soluções e a exercer a cidadania de forma direta, em assembleia, o que lhes permite partilhar o percurso efetuado, a transformação sentida e o impacto gerado.

O projeto, que envolve um investimento de 36 mil euros por parte do município, prevê, ainda, o desenvolvimento e implementação de uma estratégia para a dinamização do Conselho Municipal da Juventude de Lagos.

Merece recordar que nesta mesma linha de atuação, o município de Lagos desenvolve, por iniciativa da Assembleia Municipal, o projeto “Assembleia Municipal da Juventude”, o qual tem como objetivo promover a cidadania ativa e a participação democrática dos jovens nas estruturas representativas do Poder Local. Inovador à data da sua criação, o projeto foi distinguido em 2022 com uma Menção Honrosa na categoria “Boas Práticas” dos prémios atribuídos pela Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM). A próxima sessão anual da Assembleia Municipal da Juventude vai ter lugar no dia 23 de fevereiro, pelas 10 horas, no Auditório do Edifício Paços do Concelho Séc. XXI, e irá abordar, entre outros assuntos, os temas Habitação e Ambiente.

Veja aqui o vídeo da sessão de 2023 da Assembleia Municipal da Juventude.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Imagem-WhatsApp-2024-04-11-as-19.09.38_be4c9fec

Faro recebe amanhã a 8ª “Meia Maratona Água de Faro”

Conversas-Boca-Aberta

“Conversas de Boca Aberta” chegam a Lagos

CAL_Estombar

Evento Desportivo “Caminhadas ao Luar 2023” distinguido com o prémio “Evento Desportivo do Ano”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728