Município de Lagos adquire edifício do Armazém Regimental

Foi hoje assinado, entre o Exército Português e o município de Lagos, o auto de entrega dos Armazéns da Praça Infante Dom Henrique, mais conhecidos pela designação de “Armazém Regimental”. Adquirido pela Câmara, o imóvel passa a integrar o património municipal. Reabilitar e preservar este magnífico exemplar de arquitetura militar é o primeiro grande objetivo desta aquisição.

Propriedade até agora do Estado e afeto ao Ministério da Defesa Nacional, à responsabilidade da Unidade de Apoio do Comando da Logística, o edifício foi alienado por ajuste direto ao município de Lagos, mediante uma compensação financeira de 238 mil euros. O ato marca o culminar de um processo de contactos e negociações que decorria já há algum tempo.

A passagem do edifício para a posse do município foi feita pelo Tenente-Coronel Manuel José Mendes Cavaco, 2º Comandante da Unidade de Apoio do Comando da Logística, em representação do Exército.

Referindo-se à ocasião como um momento muito importante para Lagos, Hugo Pereira, presidente da autarquia, revelou que a prioridade do município é conservar este património, reabilitar o espaço, dotando-o de mais condições para a realização de atividades culturais, e devolvê-lo depois novamente à fruição da comunidade.

Situado na atual Praça do Infante e com uma área total aproximada de 234,00 m2, o imóvel, datado de 1665, foi construído para armazenar os produtos trazidos pelas naus que aportavam a Lagos. Na sua fachada principal ostenta, sobre cada uma das portas, um escudo de Armas do Reino do Algarve e, entre eles, a chancela do Conde de Avintes. Duas grandes portadas de madeira, encimadas por um frontão barroco, encerram o derradeiro exemplar de um conjunto de Sete Passos (oratórios) da Via Sacra que se encontravam espalhados pela cidade. Supõe-se que neste local terá existido a Igreja de S. Brás.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728