Município de Lagoa encerra contas de 2022 com saldo positivo

Município de Lagoa apresentou o Relatório de Gestão com resultado positivo do exercício económico, referente ao ano de 2022, com cerca de 4 milhões de euros.

A Assembleia Municipal de Lagoa aprovou, no passado dia 26 de abril de 2023, o Relatório de Gestão financeira, referente ao ano económico de 2022, tendo o resultado liquido do exercício apresentado um saldo positivo de 3 760 447,07€. O Relatório de Gestão foi aprovado na Assembleia Municipal com 14 votos a favor do Partido Socialista, 6 votos em abstenção (3 do Movimento Lagoa Primeiro, 1 da Coligação Democrática Unitária – PCP-PEV, 1 do Bloco de Esquerda e 1 do Partido Socialista) e 4 votos contra (3 do Partido Social Democrata e 1 do CHEGA).

Apesar do grande investimento municipal em áreas fundamentais para o executivo liderado pelo Presidente Luís Encarnação, tais como a educação, a ação social, a cultura, o desporto, a habitação, a redução de perdas de água e o cuidar do espaço público, o Município de Lagoa apresentou um saldo positivo no exercício económico do ano de 2022, demonstrando estabilidade económica. 

A instabilidade económica dos mercados, a inflação dos mesmos e a escassez de matérias primas obrigaram o executivo municipal a ajustar o orçamento em função das dificuldades impostas, mas sem deixar de garantir todos os serviços inerentes à gestão do concelho.   

O Executivo Municipal considera que o Relatório de Gestão apresentado vem demonstrar a transparência e o rigor incutido na elaboração e execução do orçamento municipal, considerando que um bom resultado na gestão orçamental, vai muito além da apresentação de números e da análise quantitativa do exercício porque o mesmo tem de ir ao encontro das necessidades dos munícipes e as exigências impostas pela gestão do momento e do território.

Durante o ano de 2022, o Executivo Municipal concretizou medidas que asseguraram o apoio à população, às IPSS, às coletividades, às pequenas e médias empresa, garantindo o desenvolvimento de Lagoa e o bem-estar dos lagoenses. Preparou-se para a retoma económica, trabalhando na linha da frente para continuar a promover o concelho, atraindo investimento, riqueza, confiança e segurança para quem nos visita, postos de trabalho e a dinâmica alcançados nos anos anteriores à pandemia.

“Mais do que realçar o resultado alcançado no Relatório de Gestão do Ano de 2022, queremos realçar a estabilidade económica apresentada nos últimos anos, fruto do rigor na gestão do dinheiro público, sem deixar de investir em Lagoa e nos Lagoenses. Nada é mais valioso do que o bem-estar da população.”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728