Município de Lagoa celebra o Dia Municipal para a Igualdade

O Município de Lagoa aderiu uma vez mais às comemorações nacionais do Dia Municipal para a Igualdade, assinaladas a 24 de outubro, sendo promovidas diversas iniciativas que pretendem alertar e sensibilizar para a igualdade de direitos e oportunidades, a não discriminação e a participação cidadã proativa por parte de todas as pessoas concorrendo para as metas do ODS 5 – Igualdade de Género da Agenda 2030 para a sustentabilidade, recorrendo para tal a diferentes expressões artísticas e culturais ao longo do mês de outubro repleto de atividades para públicos diversos.

Visita do Executivo Municipal às escolas do concelho

Estas visitas têm como objetivo proporcionar o diálogo entre os/as jovens e o executivo municipal, conhecer as áreas em que cada um é responsável, o trabalho realizado no município e, acima de tudo, promover uma cidadania participativa, entre os mais jovens. Esta ação decorreu no ano letivo 2021/2022 no âmbito do projeto My Polis nas escolas. O Município de Lagoa, neste ano letivo, pretende alargar esta iniciativa para todos/as os/as alunos/as do concelho de Lagoa.

Espetáculo “SAMOTRACIAS”

Canto de sobrevivência, manifesto de uma horda em movimento, SAMOTRACIAS é o grito de três mulheres que se agarram à sua ânsia de emigrar.

A mais jovem procura enriquecer no estrangeiro. Há também uma mãe viúva que quer fugir a um novo casamento forçado. A mais velha, que passou a sua vida a servir os outros, procura um fim diferente para os seus dias. São três mulheres que querem a mesma coisa: partir.

Esmagadas pela crença num outro futuro, veem o seu propósito desvanecer-se numa viagem cruel. O sonho reduzido ao instinto de sobrevivência. Surge a dúvida, será que têm mesmo o direito de partir?

Teatro Fórum – Suzete faz frete!

Dinamização de uma sessão de formação para os colaboradores/as da Câmara Municipal de Lagoa e outros públicos interessados, com uma metodologia humorada, lúdica, prática, com desafios introspetivos e expansivos e dinâmicas de grupo. A sessão tem uma componente teatral onde é retratada a Suzete, uma mulher como tantas outras, que trabalha, tem família e tem sonhos. É uma mulher da limpeza, com o sonho de ser cantora. Ela desabafa os seus problemas com o público, envolvendo-os na sua história, na esperança de que possam ter a solução para uma relação onde não está feliz e onde nunca teve espaço para ser quem verdadeiramente é. De uma forma divertida e interativa, esta personagem clown cria uma ligação com o público, que se revê nela ou sente compaixão por si.

Os temas a serem retratados são a violência doméstica, o papel da mulher na Família e no Trabalho, discriminação e preconceito, o amor e afeto, inteligência emocional, comunicação assertiva, tendo como principais objetivos:

Sensibilizar para a violência e promoção da resiliência e do amor, de uma forma, leve, divertida e marcante, Fazer perceber que podem sonhar e que podem transformar o seu sofrimento, Fazer perceber que cada um tem papel importante na mudança, Levar a refletir sobre o problema e promover soluções, Fazer perceber o que cada um pode fazer e incentivar a assumirem uma voz ativa, Promover a união e envolvimento à volta das soluções / ações, Estimular o sentido de missão e utilidade social de cada um, Ajudar na tomada de consciência de que é um problema de todos, Ajudar na desmistificação de crenças sobre a violência e suas vitimas, Promover o amor como solução, Aprender a lidar com situações abusivas, Entender como ajudar.

XI Jornadas d´O Companheiro, intituladas “Percursos em Liberdade: o tempo não apaga…”

O objetivo das XI Jornadas é reunir técnicos de demais áreas de especialidade da justiça e de diferentes inserções institucionais visando a integração da pessoa durante e na pós-reclusão, enfatizando a zona do Algarve. Pretende-se também estimular a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, permitindo-lhes o conhecimento efetivo das metodologias de atuação em Portugal.

O Companheiro através do Gabinete Sul, concretiza estas Jornadas pelo sétimo ano consecutivo em Lagoa e com a colaboração da Câmara Municipal, atendendo à imensa repercussão de sucesso que as mesmas têm vindo a revelar e de enorme dimensão ao nível nacional; a edição deste ano conta com vários profissionais das mais diversas áreas ligadas a temas atuais da sociedade em geral, onde se poderão discutir vários tipos de intervenção, nomeadamente o Direito, a Psicologia, a Comunicação Social, os Serviços Nacionais de Saúde e de Saúde Local, as Forças de Segurança e Apoio na Comunidade.

Participe das diversas atividades que visam assinalar o Mês da Igualdade, para que esta se celebre não só em outubro, mas ao longo da vida!

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728