Município de Lagoa atribuiu o Prémio Literário Santos Stockler 2020-2021

O Município de Lagoa atribuiu, no passado dia 10 de setembro, o Prémio Literário Santos Stockler, distinguindo o trabalho intitulado “Sol e Sal”, de Joana Abundâncio, pseudónimo de Maria de Fátima Mártires, numa cerimónia realizada na Quinta do Arvad. 

Após avaliação dos trabalhos concorrentes ao Prémio Literário Santos Stockler 2020/21, o Júri deliberou, em reunião de 27 de julho 2022, distinguir o trabalho intitulado Sol e Sal. A decisão do Júri, tomada por unanimidade, foi justificada nos seguintes termos, entre outros, a forma como o tratamento do tema «Lagoa, cidade sustentável» foi desenvolvido, de forma inteligente, escorreita, com algum humor, num texto coerente e coeso, fugindo do facilitismo e do lugar comum, e criticando, de forma sagaz, o aproveitamento político e económico dos «valores verdes. O júri considerou, igualmente, que a narradora apresenta o passado sustentável, ecologicamente falando, mas insustentável, do ponto de vista político e social, denunciando as discrepâncias entre o que se defende para um «agora» e para um «futuro»”.

O prémio foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, que, também, anunciou a abertura da 5ª edição do Prémio Santos Stockler 2022/23. O Prémio consta do valor pecuniário de 10.000,00€ a que se junta a publicação do trabalho.

O Prémio Literário Santos Stockler foi instituído pelo Município de Lagoa em 2016 com o objetivo de promover, defender e valorizar a Língua Portuguesa e a identidade e diversidade socio culturais do concelho; promover e incentivar a criação literária, o gosto pela escrita e pela leitura, e, ainda, homenagear o poeta, jornalista e romancista lagoense, Santos Stockler.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728