Município de Faro formaliza parceria de desenvolvimento do “Projeto H2O”

O Município de Faro formalizou o Acordo de Parceria Técnico-Científico como parceiro de referência do ecossistema de inovação H2O & Sustainability Innovation HUB.

O Município de Faro, considerado um exemplo na área das energias renováveis, tem vindo a tomar várias medidas face às alterações climáticas ao longo dos anos, como por exemplo o Plano de Adaptação às Alterações Climáticas (PAAC), aprovado pela Assembleia Municipal de Faro em 2020. Alguns dos objetivos do PAAC são: i) Desenvolver uma base científica e técnica sólida, ii) Reduzir a vulnerabilidade e aumentar a capacidade de resposta a problemas na área das alterações climáticas, iii) sensibilizar e suscitar à participação de todos os agentes sociais no que toca à implementação das medidas e iv) abordar estes temas em sentido da cooperação internacional.

O PAAC e as restantes iniciativas tomadas pelo Município de Faro mostram um grande foco em áreas como a água, sustentabilidade e alterações climáticas e em lidar não só com os problemas atuais, mas também em prevenir vulnerabilidades futuras.

Tendo em conta estes objetivos e metas o Município de Faro, representado pelo seu Presidente, Rogério Bacalhau e pela Vereadora Sophie Matias, formalizou a parceria relativa ao H2O & Sustainability Innovation HUB enquanto HUB de inovação e Grupo de Trabalho, que junta também as principais Universidades e Centros de Investigação em Portugal e Espanha.

O H2O & Sustainability Innovation HUB é um ACELERADOR de inovação para o Setor da ÁGUA e SUSTENTABILIDADE, envolvendo Universidades, Centros de Investigação, Municípios, Instituições, Empresas de referência e STARTUPS, num ecossistema integrado de colaboração, visando a implementação de projetos inovadores, ganhos de eficiência, alavancagem do desenvolvimento empresarial e oportunidades para os membros do ecossistema, que conta já com diversos parceiros entre os quais o Four Season Fairways – Quinta do Lago, Mazars, INDAQUA, PremiValor Consulting, KPMG, etc. Outros parceiros estão em fase de formalização da parceria.

A missão do H2O & Sustainability Innovation HUB consiste em alavancar mudanças positivas e criar soluções sustentáveis com foco na tecnologia e dados que abordem os desafios globais de alterações climáticas, escassez de água, conservação ambiental e impacto económico e social.

Com este ecossistema pretende-se inovar, conectando tecnologia e sustentabilidade, focando nas áreas da Inteligência Artificial, transformação digital, Big Data/Data Analytics, Internet das Coisas, Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Metaverso.

Cada edição do H2O & Sustainability Innovation HUB termina com a H2O & SUSTAINABILITY SUMMIT. Esta Summit, que este ano terá lugar na Universidade do Algarve e no UALG TEC CAMPUS, nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2023, tem como objetivo juntar Universidades e Centros de Investigação, Municípios, empresas/organizações e STARTUPS de diversas regiões e países, promovendo a partilha de conhecimento científico, networking e oportunidades de negócio.

O evento, que foca na inovação nas áreas da Água, Sustentabilidade e Economia Circular, contará com uma conferência em que oradores nacionais e internacionais irão partilhar o seu conhecimento científico, apresentar as suas ideias e projetos sobre os tópicos e desafios atuais e futuros das áreas acima mencionadas. Estes tópicos e desafios serão abordados numa vertente ligada com Tecnologia e dados, Transformação Digital, Internet das Coisas, Data Science, IA e Machine Learning, Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Metaverso, entre outros.

Para alem da conferência, irá também ter lugar um fair event, um espaço para que empresas, organizações, universidades, centros de investigação e STARTUPS apresentem as suas soluções inovadoras aos participantes.

Mais informação sobre o H2O & Sustainability Innovation HUB em https://www.h2o-sustainability-hub.com/ 

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

2024-072-Festival-Pirata-de-Olhão-2024-site

Piratas ‘invadem’ Olhão de 24 a 27 de julho

Economia portuguesa melhora

Rendas dos novos contratos de habitação sobem 10,6% em 2023 para 7,21 euros/m2 – INE

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728