Município de Alcoutim celebra protocolo com associação Cumeadas

No sentido de garantir o desenvolvimento de ações de conservação e valorização do património natural, endógeno, agrícola e florestal, a Câmara Municipal de Alcoutim deliberou, no passado dia 23 de março, celebrar um protocolo de colaboração com a Associação Cumeadas – Associação de Proprietários Florestais das Cumeadas do Baixo Guadiana, no âmbito do qual se compromete a apoiar a associação com uma verba de 28 mil euros.

O protocolo tem por objetivo dinamizar o trabalho de equipa nas diversas áreas em que a associação presta serviços, no sentido de melhorar e valorizar todas a comunidade rural, designadamente com o desenvolvimento de ações de sensibilização junto da população, assim como colaboração na organização de jornadas e eventos.

Pretende-se também apoiar o funcionamento ativo da equipa de Sapadores Florestais, cujas competências passam pelo desenvolvimento de ações de silvicultura preventiva, ações de vigilância de incêndios e apoio ao combate (primeira intervenção, ações de rescaldo e vigilância após rescaldo).

Recorde-se que a Cumeadas está sediada na aldeia do Pereiro e apoia, desde 2000, os produtores florestais alcoutenejos. A associação tem como principal missão dinamizar o investimento sustentável em Alcoutim, procurando descomplicar os projetos de desenvolvimento. A Cumeadas é hoje, também, um parceiro na defesa da floresta e dos seus recursos e na gestão e ordenamento do território.

Câmara Municipal de Alcoutim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

concurso de fotografia de Lagos

Recuperação de ecossistemas destacada em concurso de fotografia de Lagos

Catorze distritos em aviso amarelo

Catorze distritos em aviso amarelo por causa do calor

REDES_Apoios pecuaria

Apoio extraordinário aos criadores das espécies bovina, ovina, caprina e equídeos afetados pelos incêndios rurais