Portimão vai ter um Manual do Empreendedor. O objectivo, explicou a presidente da Câmara, Isilda Gomes, na cerimónia de encerramento do 1º Bootcamp de Empreendedorismo, realizado na incubadora Startup Portimão, é disponibilizar “uma ferramenta que permita a quem quer empreender e estabelecer-se em Portimão conhecer quais são os requisitos e o que tem de fazer” para rapidamente poder avançar com o seu investimento.
A autarca referiu também querer desenvolver iniciativas nas escolas relativas ao empreendedorismo.
Instalado no Autódromo Internacional do Algarve, a Startup Portimão leva seis meses de existência, no decorrer dos quais, garantiu o seu responsável máximo, Luís Matos Martins, já conseguiu atingir um “nível de notoriedade e reputação” muito acima do que era previsível.
Uma das apostas para os próximos tempos é a realização de um programa de aceleração de empresas que já existam e tenham negócio e facturação, que lhes permita dar rapidamente um ‘salto’ e atingir patamares mais elevados.
O 1º Bootcamp de Empreendedorismo desafiou empreendedores a passarem da ideia ao modelo de negócio, através de uma série de acções rápidas de formação em diversas temáticas. O evento terminou com um pitch (apresentação) feito pelos empreendedores perante um júri constituído pelo conhecido empresário Tim Vieira, Catarina Marques Vieira, responsável pelo projecto Capital Europeia da Juventude; João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras e Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve.