“Liberdade ao Largo” para celebrar o Dia Internacional dos Museus

No próximo sábado, dia 18 de maio, o Município de Olhão comemora o Dia Internacional dos Museus, com a realização do evento “Liberdade ao Largo”, no Largo da Restauração, em frente ao Museu Municipal de Olhão, entre as 10:00 e as 13:00.

Para este dia, o Museu Municipal preparou um programa recheado de atividades gratuitas a decorrer, ao longo da manhã, no largo situado em frente ao emblemático Edifício do Compromisso Marítimo: haverá animação, oficinas criativas, gastronomia tradicional e conversa com música sobre a liberdade, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 Abril.

O tema do Dia Internacional dos Museus em 2024, “Museus, Educação e Pesquisa”, destaca o papel fundamental dos museus como instituições educacionais dinâmicas que promovem a descoberta, a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.

Com entrada e atividades gratuitas para todos os públicos, aproveite para visitar e celebrar o Museu.

Experiências para famílias:

10:00 – 13:00

Oficina de Estrelas de Figo

Aprender a fazer uma merenda saudável e sustentável juntando dois frutos, o figo e a amêndoa.

10:00 – 13:00

Oficina de Construção de Cravos 

As senhoras que frequentam a Universidade Sénior de Moncarapacho, da Casa do Povo do Concelho de Olhão, convidam a comunidade a participar nesta ficina de construção de cravos de papel, ainda para lembrar Abril.

10:30 – Conversa com música A Que Sabe a Liberdade – com Domingos Caetano

No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, o Museu pretende proporcionar um espaço de partilha e reflexão sobre a fragilidade da liberdade. Quem não viveu diretamente sob um regime autoritário, pode ter dificuldade em imaginar como seria o dia a dia sem as liberdades fundamentais que hoje damos por adquiridas. 

12:00 – Vila de Amêijoas – Demonstração culinária com Augusto da Paz

Ao final da manhã, terá lugar uma demonstração culinária da tradicional Vila de Amêijoas, com Augusto da Paz. Muito mais do que um petisco, a Vila de Amêijoas é um ritual de convívio muito característico da Dieta Mediterrânica. No final da demonstração, os visitantes podem degustar as amêijoas confecionadas.

Câmara Municipal de Olhão

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Memória em Ação: As minhas Memórias, a Nossa História

Dia Internacional dos Museus celebrado em Lagos com memórias de Abril

Animal-100-CROAF

Centro de Recolha Oficial de Animais de Faro já recolheu um total de 1000 animais

Campanha-vacinacao

Campanha oficial de vacinação antirrábica 2024 arranca nas freguesias do concelho de silves

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728