“Liberdade ao Largo” para celebrar o Dia Internacional dos Museus

No próximo sábado, dia 18 de maio, o Município de Olhão comemora o Dia Internacional dos Museus, com a realização do evento “Liberdade ao Largo”, no Largo da Restauração, em frente ao Museu Municipal de Olhão, entre as 10:00 e as 13:00.

Para este dia, o Museu Municipal preparou um programa recheado de atividades gratuitas a decorrer, ao longo da manhã, no largo situado em frente ao emblemático Edifício do Compromisso Marítimo: haverá animação, oficinas criativas, gastronomia tradicional e conversa com música sobre a liberdade, no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 Abril.

O tema do Dia Internacional dos Museus em 2024, “Museus, Educação e Pesquisa”, destaca o papel fundamental dos museus como instituições educacionais dinâmicas que promovem a descoberta, a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico.

Com entrada e atividades gratuitas para todos os públicos, aproveite para visitar e celebrar o Museu.

Experiências para famílias:

10:00 – 13:00

Oficina de Estrelas de Figo

Aprender a fazer uma merenda saudável e sustentável juntando dois frutos, o figo e a amêndoa.

10:00 – 13:00

Oficina de Construção de Cravos 

As senhoras que frequentam a Universidade Sénior de Moncarapacho, da Casa do Povo do Concelho de Olhão, convidam a comunidade a participar nesta ficina de construção de cravos de papel, ainda para lembrar Abril.

10:30 – Conversa com música A Que Sabe a Liberdade – com Domingos Caetano

No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, o Museu pretende proporcionar um espaço de partilha e reflexão sobre a fragilidade da liberdade. Quem não viveu diretamente sob um regime autoritário, pode ter dificuldade em imaginar como seria o dia a dia sem as liberdades fundamentais que hoje damos por adquiridas. 

12:00 – Vila de Amêijoas – Demonstração culinária com Augusto da Paz

Ao final da manhã, terá lugar uma demonstração culinária da tradicional Vila de Amêijoas, com Augusto da Paz. Muito mais do que um petisco, a Vila de Amêijoas é um ritual de convívio muito característico da Dieta Mediterrânica. No final da demonstração, os visitantes podem degustar as amêijoas confecionadas.

Câmara Municipal de Olhão

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728