Lagos revive a tradição do Banho 29 com muita festa

Uma das celebrações mais queridas de lacobrigenses e visitantes volta a marcar presença no concelho com três eventos: Lagos Summer Fest – Festa da Juventude, Festa do Banho 29 no Cais da Solaria e Jardim da Constituição, com o artista Toy como cabeça de cartaz, e Festa do Banho 29 na Praia da Luz, com três palcos numa só noite.

A comemoração da tradição do Banho 29 remonta a tempos e ritos ancestrais para assinalar o final do verão, acreditando os populares que o purificante banho de mar a 29 de agosto valia por 29 banhos e afastava os demónios. Atualmente, a data é mote para muita festa que convida residentes e visitantes a recordar a tradição.

Antecipando o Banho 29, o Cais da Solaria e Praia da Batata acolhem a 26 e 27 de agosto mais uma edição do Lagos Summer Fest – Festa da Juventude, evento promovido pela (A) Garra – Associação Jovem de Lagos com o apoio do município. O dia 26 será dedicado à “Fusion Lagos Sunset Color Party”, contando com os espetáculos dos artistas Miguel Azevedo, Dupla Mete Cá Sets, Dagô & Tuneado e DJ TobyONE. A 27 de agosto, com o tema “Cidade à Noite”, serão os artistas Pete tha Zouk, DJ Hericson e DJ Just a dar-nos música.

O dia 29 de agosto começa com a recriação histórica pelo Centro de Estudos de Lagos ao longo da Avenida dos Descobrimentos e Praia da Batata durante a manhã, recordando os tempos em que as gentes vinham das suas aldeias rurais com os comes e bebes para o tão afamado banho.

Às 18h00, a celebração faz-se entre o Cais da Solaria e o Jardim da Constituição. Para além de animação de música e dança, esta edição contará com dois concursos de trajes de banho tradicionais – um na vertente de “Tradição e Comunidade” (normas de participação e inscrições até 29 de agosto aqui) e um na vertente “Moda e Inovação” (normas de participação e inscrições até 20 de agosto aqui), este último uma novidade do evento, sendo dedicado a estilistas e designers de moda. Ambos os concursos envolvem prémios monetários para os três primeiros classificados.

Bem antes do emblemático banho noturno, o ponto alto do dia chega com o concerto de Toy, artista português habituado a animar multidões com êxitos como “Coração não tem idade” ou “Verão e amor”, com o DJ Rhythm a fechar a noite de animação.

O Banho 29 será igualmente celebrado na Praia da Luz num evento organizado pelo Clube Recreativo, Cultural e Desportivo Luzense com o apoio da autarquia. Neste local, haverá música para todos os gostos, com a presença de três palcos na mesma noite. O programa será revelado muito em breve.

Todos os eventos são de acesso gratuito. Com tanta festa e animação neste Banho 29, só falta mesmo a sua presença!

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Habitacao-Cerca-Cemiterio_OCS

Câmara de Lagos abre concurso para nova empreitada de habitação municipal

Hastear-das-bandeiras-1

Praias de Castro Marim voltam a conquistar Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro

Barao-a-Freguesia_OCS-1

Lagos exige desagregação de freguesias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728