Lagos quer mais oferta de ensino no âmbito dos Centros Tecnológicos Especializados

A Câmara Municipal de Lagos e o Agrupamento de Escolas Júlio Dantas celebraram um protocolo de parceria no âmbito da candidatura para a criação de Centros Tecnológicos Especializados (CTE), na Área Industrial e na Área da Informática, apresentada ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O objetivo é reforçar a atratividade das formações de nível secundário de dupla certificação em domínios de especialização que requerem mão-de-obra muito qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e da transição digital.

O CTE Informático contempla a oferta dos cursos de Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e de Programador/a de Informática. Já o CTE Industrial agrega cursos de Técnico/a de Pastelaria/Padaria, de Cozinha/Pastelaria, de Restaurante/Bar e de Turismo.

As candidaturas a financiamento através do PRR visam a modernização e melhoria da capacidade técnica e pedagógica dos espaços educativos e formativos, mas também a qualidade e o alargamento da oferta formativa, assim como a sua adequação às necessidades sociais locais e das empresas. Este investimento pretende, ainda, repercutir-se no perfil dos alunos que acedem ao ensino superior e/ou ao mercado de trabalho.

Merece recordar que também o Agrupamento de Escolas Gil Eanes tem Centros Tecnológicos Especializados a funcionar, designadamente um CTE Industrial e um CTE de Energias Renováveis, no âmbito do qual prevê disponibilizar no próximo ano letivo a seguinte oferta formativa, com alguns cursos de continuidade e outros novos: Eletricidade Naval; Mecatrónica Automóvel; Eletrónica, Automação e Comando; Técnico de Eletrotecnia; Técnico Instalador de Sistemas Solares Fotovoltaicos; Técnico Instalador de Sistemas Térmicos de Energias Renováveis; e Técnico de Proteção Civil.

Os agrupamentos de escolas e o município de Lagos veem nestas candidaturas a oportunidade de reforçar a cooperação entre instituições, com o objetivo estratégico de aumentar a capacidade de resposta do sistema educativo e formativo, combater as desigualdades sociais e de género e aumentar a resiliência do emprego, sobretudo dos jovens e adultos com baixas qualificações.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728