Lagos promove-se na Bienal de Turismo de Natureza

O Município de Lagos vai participar, nos próximos dias 22 a 24 de fevereiro, na Bienal de Turismo de Natureza, a decorrer em Aljezur. A sustentabilidade será o tema central do desafio que esta iniciativa pretende lançar à região do Algarve, como mote de reflexão para o desenvolvimento do território nos próximos anos.

Promover o desenvolvimento do turismo de natureza no Algarve, contribuindo para o desenvolvimento social, económico e ambiental das comunidades, através da preservação da identidade, desenvolvimento do conhecimento e competências e adesão a padrões internacionais de turismo sustentável é, segundo a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, promotora do evento, a grande missão desta iniciativa.

Depois da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas ter dedicado o ano de 2017 ao tema da Sustentabilidade – tendo em conta que em 2030, 1,8 biliões de turistas vão cruzar fronteiras – a Bienal de Turismo de Natureza inspira-se nessa preocupação global e regional e pretende desafiar o Algarve a olhar para um futuro mais sustentável, com especial atenção para as zonas de baixa densidade e áreas protegidas, onde um impacto turístico menos pensado pode causar danos irreparáveis na região.

Esta iniciativa, que decorrerá no Multiusos de Aljezur, visa juntar profissionais do turismo, empresários, decisores públicos, entidades certificadoras e investigadores em torno do setor do Turismo, naquela que é a principal região turística do País.

O Município de Lagos apresenta, nesta Bienal, ostras produzidas no concelho pela empresa Ostra Select, entidade especializada na criação de novas culturas de ostras, e que exporta 99% da sua produção, assim como alguns produtores de vinhos para estarem presentes com uma mostra e degustação de produtos locais (no dia 22).

Na área das Oficinas do Conhecimento, estará presente o Centro Ciência Viva de Lagos, que apresentará no certame a Oficina “Património Geológico e Paleontológico de Lagos – conhecer, valorizar e comunicar”, com o Prof. Luís Azevedo Rodrigues (CCVLagos) e Profª. Delminda Moura (Universidade do Algarve), e que irá decorrer no dia 23, entre as 10h00 e as 11h30 (Espaço C).

 

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

euribor

Euribor sobe a três e a seis meses e desce a 12 meses

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728