Lagos inicia 2023 com eventos para todos

Numa ótica de combate à sazonalidade, o município de Lagos apresenta várias propostas culturais para o primeiro trimestre de 2023 de forma a conquistar tanto residentes como visitantes. José Milhazes, Luís Franco-Bastos, Vitorino, Vaivén Circo, Kodo Yamagishi, Hugo van der Ding, Selma Uamusse, Pedro Giestas, Ruy de Carvalho e José Pedro Gomes serão alguns dos protagonistas do arranque de um ano que promete ser forte no concelho, especialmente com as celebrações dos 450 anos da Elevação de Lagos a Cidade e o regresso do Carnaval de Odiáxere.

No ano em que se comemoram os 450 anos da Elevação de Lagos a Cidade (27 de janeiro de 1573), esse será ponto de partida para várias iniciativas a decorrer durante todo o ano. Para já, nos dias 27 e 28 de janeiro, os destaques irão para o espetáculo “ESENCIAL”, da companhia Vaivén Circo, conferências sobre História e Estatuária de Lagos e a inauguração da exposição “D. Sebastião na História de Lagos”.

Mas as surpresas no Centro Cultural de Lagos não se ficarão por aí. Ainda em janeiro, o multifacetado Luís Franco-Bastos apresenta o espetáculo “Diogo” (13/01) e Mariana Ferreira (cama a.c.) a instalação performativa “Home” (21/01). Em fevereiro, Hugo van der Ding, Tiago Ribeiro e Ana Markl trazem ao nosso palco a versão ao vivo do mordaz programa da Antena 3 “Vamos todos morrer” (4/02). Já na sua 33.ª edição, o Festival Al-Mutamid volta a fascinar-nos através do grupo Sueños de Azahar (10/02), ficando o dia 25 reservado para “Alice no País do Lixo”, pela associação AORCA (25/02). Em março, mês em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, para além do espetáculo “Mulher Reflexo” pela Questão Repetida (18/03), grandes nomes desta arte vão marcar presença neste equipamento cultural – Pedro Giestas (“A Visita”, 04/03), Ruy de Carvalho (“História Devida”, 25/03) e Aldo Lima, Inês Castel-Branco, Inês Sá Frias e José Pedro Gomes (“A Estudante e o Sr. Henrique”, 31/03).

O ciclo Sons ao Crepúsculo também regressa no novo ano com vários espetáculos agendados para o primeiro trimestre no Centro Cultural – Ingrid Sotolarova com Romeu Madeira (“Après un duo”, 14/01), Kodo Yamagishi (3/02) e Ana Tejado com Irina Mamrici (“Piano a 4 mãos”, 11/03).

Com um dos mais fortes trimestres de sempre, também a Biblioteca Municipal de Lagos irá trazer a Lagos eventos para toda a família. Alguns dos destaques e presenças são José Milhazes com Ana Daniela Soares (“Chega de Saudade. Portugal Hoje.”, 7/01), Jorge Serafim com Vitorino (“Conversas Soltas”, 13/02), Paulo Condessa (“A Poesia que há em ti”, 21/01), Sara Lemonnier (“Bicho-do-Mato Clube de Leitura de Teatro”, 22/01), Pedro Seromenho (“Velhos são os trapos”, 18/02), Selma Uamusse e Alain Corbel com Fernanda Almeida (“Diálogos do Sul: Acontece a Sul, sobre o Sul, com paisagens a Sul”, 18/02), Octávio Fonseca (autor do livro “Uma Vontade de Música: As Cantigas do Zeca”, 24/02), os escritores Isabel Rio Novo, Miguel Carvalho e Rita Ferro (“Agustina e Amália, Duas Mulheres”, 8/03), Natália Luiza e Rui Rebelo (“Verbo Feminino – Recital de Poesia”, 21/03) e a estreia de uma nova iniciativa, “4 Sentidos – Música para Cinema Mudo” (24/03), com Carlos Norton e Vasco Ramalho. Destaque também para o acolhimento do 20.º KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã (9-11/02), depois de a Biblioteca já ter recebido as festas do Cinema Italiano e Francês em 2022.

No desporto, todas as atenções estarão viradas para o 21.º Circuito de Atletismo “Cidade de Lagos” (janeiro a agosto), com três grandes provas no primeiro trimestre – 7.º Grande Prémio de Corta-Mato da JF de S. Gonçalo de Lagos (29/01), 27.º Corta-Mato de Barão de S. João (25/02) e 20.º Grande Prémio de Atletismo de Odiáxere (26/03).

Um regresso há muito ansiado por foliões e apreciadores desta tradição tão portuguesa, o Carnaval de Odiáxere volta a animar o concelho com o desfile infantil (19/02) e a festa de Carnaval (21/02) numa organização do Clube Desportivo de Odiáxere que conta com o apoio do município de Lagos.

Com tantas propostas neste espetacular início de 2023, não vai querer ficar de fora da nossa programação cultural e desportiva. Junte-se a nós!

Link para download de imagens aqui.

Consulte a nova agenda trimestral LAGOS eventos janeiro-março 2023 aqui.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728