Lagos inicia 2023 com eventos para todos

Numa ótica de combate à sazonalidade, o município de Lagos apresenta várias propostas culturais para o primeiro trimestre de 2023 de forma a conquistar tanto residentes como visitantes. José Milhazes, Luís Franco-Bastos, Vitorino, Vaivén Circo, Kodo Yamagishi, Hugo van der Ding, Selma Uamusse, Pedro Giestas, Ruy de Carvalho e José Pedro Gomes serão alguns dos protagonistas do arranque de um ano que promete ser forte no concelho, especialmente com as celebrações dos 450 anos da Elevação de Lagos a Cidade e o regresso do Carnaval de Odiáxere.

No ano em que se comemoram os 450 anos da Elevação de Lagos a Cidade (27 de janeiro de 1573), esse será ponto de partida para várias iniciativas a decorrer durante todo o ano. Para já, nos dias 27 e 28 de janeiro, os destaques irão para o espetáculo “ESENCIAL”, da companhia Vaivén Circo, conferências sobre História e Estatuária de Lagos e a inauguração da exposição “D. Sebastião na História de Lagos”.

Mas as surpresas no Centro Cultural de Lagos não se ficarão por aí. Ainda em janeiro, o multifacetado Luís Franco-Bastos apresenta o espetáculo “Diogo” (13/01) e Mariana Ferreira (cama a.c.) a instalação performativa “Home” (21/01). Em fevereiro, Hugo van der Ding, Tiago Ribeiro e Ana Markl trazem ao nosso palco a versão ao vivo do mordaz programa da Antena 3 “Vamos todos morrer” (4/02). Já na sua 33.ª edição, o Festival Al-Mutamid volta a fascinar-nos através do grupo Sueños de Azahar (10/02), ficando o dia 25 reservado para “Alice no País do Lixo”, pela associação AORCA (25/02). Em março, mês em que se celebra o Dia Mundial do Teatro, para além do espetáculo “Mulher Reflexo” pela Questão Repetida (18/03), grandes nomes desta arte vão marcar presença neste equipamento cultural – Pedro Giestas (“A Visita”, 04/03), Ruy de Carvalho (“História Devida”, 25/03) e Aldo Lima, Inês Castel-Branco, Inês Sá Frias e José Pedro Gomes (“A Estudante e o Sr. Henrique”, 31/03).

O ciclo Sons ao Crepúsculo também regressa no novo ano com vários espetáculos agendados para o primeiro trimestre no Centro Cultural – Ingrid Sotolarova com Romeu Madeira (“Après un duo”, 14/01), Kodo Yamagishi (3/02) e Ana Tejado com Irina Mamrici (“Piano a 4 mãos”, 11/03).

Com um dos mais fortes trimestres de sempre, também a Biblioteca Municipal de Lagos irá trazer a Lagos eventos para toda a família. Alguns dos destaques e presenças são José Milhazes com Ana Daniela Soares (“Chega de Saudade. Portugal Hoje.”, 7/01), Jorge Serafim com Vitorino (“Conversas Soltas”, 13/02), Paulo Condessa (“A Poesia que há em ti”, 21/01), Sara Lemonnier (“Bicho-do-Mato Clube de Leitura de Teatro”, 22/01), Pedro Seromenho (“Velhos são os trapos”, 18/02), Selma Uamusse e Alain Corbel com Fernanda Almeida (“Diálogos do Sul: Acontece a Sul, sobre o Sul, com paisagens a Sul”, 18/02), Octávio Fonseca (autor do livro “Uma Vontade de Música: As Cantigas do Zeca”, 24/02), os escritores Isabel Rio Novo, Miguel Carvalho e Rita Ferro (“Agustina e Amália, Duas Mulheres”, 8/03), Natália Luiza e Rui Rebelo (“Verbo Feminino – Recital de Poesia”, 21/03) e a estreia de uma nova iniciativa, “4 Sentidos – Música para Cinema Mudo” (24/03), com Carlos Norton e Vasco Ramalho. Destaque também para o acolhimento do 20.º KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã (9-11/02), depois de a Biblioteca já ter recebido as festas do Cinema Italiano e Francês em 2022.

No desporto, todas as atenções estarão viradas para o 21.º Circuito de Atletismo “Cidade de Lagos” (janeiro a agosto), com três grandes provas no primeiro trimestre – 7.º Grande Prémio de Corta-Mato da JF de S. Gonçalo de Lagos (29/01), 27.º Corta-Mato de Barão de S. João (25/02) e 20.º Grande Prémio de Atletismo de Odiáxere (26/03).

Um regresso há muito ansiado por foliões e apreciadores desta tradição tão portuguesa, o Carnaval de Odiáxere volta a animar o concelho com o desfile infantil (19/02) e a festa de Carnaval (21/02) numa organização do Clube Desportivo de Odiáxere que conta com o apoio do município de Lagos.

Com tantas propostas neste espetacular início de 2023, não vai querer ficar de fora da nossa programação cultural e desportiva. Junte-se a nós!

Link para download de imagens aqui.

Consulte a nova agenda trimestral LAGOS eventos janeiro-março 2023 aqui.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Escola Primária Almádena (4)_fb

Município de Lagos dá casa à C4M4

markus-spiske-pl_HXNkyFmw-unsplash.jpg

Publicadas tabelas de retenção na fonte de IRS corrigidas

Bolsas Estudo OCS

Em Lagos mais de uma centena de estudantes vão receber bolsa de estudo municipal