Lagos equaciona novas ações de valorização do património

A primeira reunião de câmara de 2022 da autarquia lacobrigense ficou marcada pela apresentação e aprovação de propostas de preservação, valorização e divulgação do património histórico-cultural do concelho, designadamente relacionadas com a toponímia e com a interpretação de vestígios arqueológicos.

A História de Lagos nas Nossas Ruas” é um projeto que visa mostrar a toponímia do município de Lagos numa perspetiva histórica e pedagógica, envolvendo a Comissão Municipal de Toponímia, os agrupamentos escolares do concelho, a Fototeca Municipal e outros serviços camarários, os órgãos das freguesias, as associações e os munícipes em geral. Disponibilizar, através de uma plataforma online, informação sobre a história de cada rua e dos topónimos (atuais e antigos), com georreferenciação, mapas, fotografias, biografias e curiosidades, entre outras informações, é o que se se perspetiva desenvolver numa primeira fase sobre a cidade e, em fases posteriores, alargando a recolha e disponibilização de informação à toponímia de todo o concelho.

A valorização das estruturas do antigo porto de Lagos, conhecidas como “Cais Velho”, que foram soterradas em 1940 com a construção da Avenida da Guiné e trazidas de novo à luz do dia pela intervenção de requalificação da Frente Ribeirinha (desenvolvida entre 2008 e 2010 no âmbito do programa POLIS), é o objetivo da segunda proposta aprovada pelo executivo lacobrigense. A ideia é voltar a repor o Cais Velho como peça essencial da documentação sobre a vida marítima de Lagos, para ser mostrado como fator de primeira qualidade para o conhecimento da história e da identidade da cidade e das suas gentes. A autarquia compromete-se a estudar, em articulação com os vários projetos existentes para a zona ribeirinha e na área museológica, a criação de um centro de interpretação sobre a história marítima de Lagos, que mostre o entrelaçamento da vida da cidade com a evolução das condições portuárias e que apresente como se pode desenhar no futuro a relação “Lagos – porto –mar” visando a reafirmação da sua vocação marítima.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728