Lagos é cidade desde 1573

Para assinalar os 451 anos de estatuto de Lagos como cidade, atribuído por El-Rei Dom Sebastião a 27 de janeiro de 1573, o município dinamiza nos próximos dias um conjunto de iniciativas que pretendem divulgar o passado, valorizar os vestígios históricos, a memória e a identidade local, e, ao mesmo tempo, reconhecer o talento e o trabalho daqueles que na atualidade contribuem para afirmar essa identidade.

O programa inicia-se bem cedo, no dia 27, com uma visita guiada pela rua Infante de Sagres e sua envolvente, à descoberta das memórias da cidade. À tarde é a vez de assistir à conferência “A SAÚDE EM PORTUGAL NO TEMPO DE DOM SEBASTIÃO”, proferida pela Doutora Maria de Fátima Reis, investigadora que tem dedicado o seu trabalho à história da assistência, caridade e saúde, entre outros temas. A terminar o dia da melhor forma, o Centro Cultural de Lagos apresenta o espetáculo MARIA ANADON COM ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE e Direção Musical de Ferdinand Von Seebach.

No dia seguinte, Artur de Jesus e Filipa Baptista, apresentam o livro da sua autoria “DESCOBRE LAGOS! HISTÓRIA E CURIOSIDADES SOBRE AS SUAS LOCALIDADES” no Polo de Leitura da Luz.

A GALA DO DESPORTO, momento de consagração dos agentes desportivos locais, fecha, a 31 de janeiro, este programa comemorativo. O evento, que tem lugar no pavilhão do Complexo Desportivo Municipal, é o formato encontrado pelo município para valorizar e reconhecer publicamente o mérito dos clubes, dirigentes, técnicos e atletas, que diariamente trabalham para alcançar a vitória, constituindo um exemplo inspirador para outros. A apresentação da cerimónia estará a cargo de Cândido Costa, ex-futebolista e personalidade televisiva.

PROGRAMA

27 de janeiro | 9h00

VISITA GUIADA “MEMÓRIAS DE UMA RUA DA CIDADE – A RUA INFANTE DE SAGRES E A SUA ENVOLVENTE”, com Artur de Jesus

Local: Lagos (Largo dos Quartéis/início da Rua Infante de Sagres)

27 de janeiro | 15h00

CONFERÊNCIA “A SAÚDE EM PORTUGAL NO TEMPO DE DOM SEBASTIÃO”, por Maria de Fátima Reis

Local: Auditório Paços do Concelho Séc. XXI
Entrada livre

No âmbito das celebrações dos 451 anos da Elevação de Lagos a Cidade, a autarquia promove uma conferência alusiva a Dom Sebastião e à Saúde em Portugal, pela Professora Doutora Maria de Fátima Reis (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e moderação de José António Martins.

Maria de Fátima Reis é doutorada em História Moderna pela Universidade de Lisboa, onde é Professora Associada com Agregação na Faculdade de Letras, investigadora do Centro de História, Diretora da Cátedra de Estudos Sefarditas Alberto Benveniste e Diretora dos cursos de Artes e Humanidades e de Estudos Gerais da FLUL. É Secretária-Geral da Academia Portuguesa da História, Académica Efetiva da Academia de Marinha, Membro Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Membro do Conselho Científico do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão e Delegada da Fundação para a Ciência e a Tecnologia na Aliança Internacional para a Memória do Holocausto. Na área da investigação, tem-se centrado na história da assistência, caridade e saúde e na história social das elites e das redes sociais sefarditas. Uma das mais recentes publicações intitula-se “Pobreza e Caridade em Portugal. Práticas e Discursos (séculos XVI-XIX)”, Lisboa, Edições Colibri, 2021.

27 de janeiro | 21h30

MARIA ANADON COM ORQUESTRA DE JAZZ DO ALGARVE – Direção Musical de Ferdinand Von Seebach

Local: Centro Cultural de Lagos – Auditório Duval Pestana
Org.: CM Lagos e OJA

28 de janeiro | 15h00

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “DESCOBRE LAGOS! HISTÓRIAS E CURIOSIDADES SOBRE AS SUAS LOCALIDADES”, de Artur de Jesus e Filipa Baptista

Local: Polo de Leitura da Luz

31 de janeiro | 20h30

GALA DO DESPORTO | LAGOS

Local: Pavilhão Municipal de Lagos
Entrada livre

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Proyecto-EURES-Andalucia-Algarve-CEA-1-1024x704-1

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve | Fortalecimento da cooperação transfronteiriça entre as regiões

Edificio Câmara Municipal de Lagos

Lagos vai acolher cerimónia do Prémio de Arquitetura do Algarve

As-estruturas-estao-localizadas-em-Castro-Marim-e-Altura

Município de Castro Marim instala corações para depositar tampinhas solidárias

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728