LAGOS DO MUNDO renovaram protocolo de amizade e cooperação

Lagos recebeu a visita de comitivas oriundas de várias localidades com igual designação com as quais o município mantém, desde 1998, laços de amizade e cooperação. Na sessão comemorativa dos 25 anos desta parceria, realizada na passada sexta-feira, dia 5 de maio, no auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI, os representantes oficiais renovaram o seu compromisso de colaboração e a vontade de envolver nestes contactos as forças vivas locais, com vista à dinamização conjunta de projetos e ações focadas, designadamente, nas áreas das artes e cultura, tradições, história, património material e imaterial, educação, juventude, desporto, formação profissional, ambiente, turismo e desenvolvimento económico.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Lagos, saudou a presença das comitivas visitantes, oriundas de França, Espanha, Grécia e México, estendendo este cumprimento aos ex-presidentes de câmara – igualmente presentes – que, antes de si, foram os grandes obreiros da construção desta rede de localidades e municípios. Relembrando os Descobrimentos Portugueses como o início da globalização, a herança multicultural que caracteriza a identidade de Portugal e os atuais e novos movimentos migratórios, Hugo Pereira destacou a importância e urgência de se aprofundar o conhecimento mútuo e incentivar o intercâmbio entre diferentes localidades, povos e nações, de modo a consolidar uma cultura de partilha, entreajuda e tolerância que o mundo tanto precisa.

Visivelmente emocionado, Chistian Petchot-Bacqué, Maire de Lagos/França e grande mentor desta união, agradeceu o acolhimento e a oportunidade de reunir, uma vez mais, em Lagos, no Algarve, os lagosiens, os lacobrigenses e os demais “irmãos” dos Lagos do Mundo.

Georgis Tsitiridis, presidente do município de Abdera (a que pertence uma das duas localidades gregas com nome “Lagos” que integra a rede LAGOS DO MUNDO) aproveitou esta sua primeira vinda a Lagos para apresentar o seu território, um dos quatro que integram a Unidade Regional de Xanthi, pertencente à região da Trácia. Remontando à Grécia Antiga, onde nasceu a Democracia, Abdera é a terra do filósofo pré-socrático Demócrito. Atualmente, o município tem 18 mil habitantes e compreende 42 freguesias. Lagos, uma das suas localidades, tem como principal atividade económica a pesca. Situado próximo da fronteira com a Turquia, o lago Vistonida, uma das principais riquezas de Abdera, é o habitat de 227 espécies raras e protegidas de aves. O Mosteiro de São Nicolau, situado em pleno lago, foi outro dos ex-libris mencionado por Georgis Tsidiridis no convite dirigido aos seus homólogos para uma visita à Grécia.

Em representação oficial do presidente do município de Lagos de Moreno (México), José Alfredo Rosales, figura ligada à cultura e às artes, recordou as ligações históricas entre a localidade algarvia e a sua terra natal, uma vez que terá sido em Lagos, no sul de Portugal, que nasceu Diogo Gonçalves, também referido na historiografia como Diego Gonçalves, que fundou em 1563 Lagos de Moreno, no continente americano. Apresentando a intenção de oferecer ao município de Lagos uma escultura para figurar em espaço público como monumento simbólico desta amizade entre povos, José Alfredo Rosales partilhou, igualmente, a disponibilidade para trazer a atuar, nos vários Lagos da parceria, um grupo musical da sua terra de origem.

A sessão contou, ainda, com a participação de Teresa Guerreiro Rosales, em representação do presidente da Associação dos Moradores de Lagos, povoação costeira situada no município de Vélez-Málaga e pertencente à comunidade autónoma da Andaluzia.

A presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, encerrou a cerimónia sublinhando que as geminações se concretizam no envolvimento e trabalhos dos cidadãos e desejando que os próximos 25 anos de amizade e cooperação ajudem a consolidar o desenvolvimento e bem-estar das comunidades e a paz no mundo.

Nessa linha de pensamento e atuação, a sessão contou, ainda, com a presença e participação de representantes das associações culturais, recreativas e desportivas locais, assim como dos agrupamentos escolares do concelho lacobrigense, que tiveram oportunidade de estabelecer contactos informais com as comitivas visitantes.

O convívio e lazer não ficaram esquecidos num programa que permitiu às comitivas visitantes participar no Cortejo Histórico do 11.º Festival dos Descobrimentos e conhecer os locais mais emblemáticos da cidade e do concelho.

Integram atualmente a rede “Lagos do Mundo” as seguintes localidades:

Lagos/Algarve/Portugal (Acordo de 1998, assinado em França)

Lagos/região d’ Aquitaine/Pirenéus Atlânticos /França (Acordo de 1998, assinado em França)

Lagos/município de Vélez-Málaga/Andaluzia/Espanha (Acordo de 2003, assinado em Espanha)

Lagos/município de Didymoteicho/região de Evros/Grécia (Acordo de 2007, assinado em França)

Lagos de Moreno/Estado de Jalisco/México (Acordo de 2008, assinado em Portugal)

Los Lagos /região de Los Rios /Chile (Acordo de 2009, assinado no México)

Lagos/Abdera/Grécia (Acordo de 2010, assinado na Grécia)

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

lagoa

Inscrições para a 43ª FATACIL encontram-se esgotadas

Alcoutim

Município de Alcoutim adere ao projeto “Muda_TT+ (Muda o teu Território)”

Gravação do programa da RTP

Município reforça apoio à valorização da doçaria regional

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728