Lagos convida pessoas com deficiência visual para um roteiro sensorial

Integradas nas iniciativas do Balcão da Inclusão da Câmara Municipal de Lagos, as visitas guiadas decorrerão nos meses de junho e outubro, convidando pessoas cegas ou com visão baixa para descobrir a cidade de Lagos através dos sentidos.

Intitulada “Conhecer Lagos através dos Sons e dos Sabores – Roteiro para a sua Descoberta”, este novo projeto surge no âmbito de iniciativas inclusivas que o município de Lagos tem vindo a realizar. Aproveitando as valências de que Lagos dispõe nos domínios do património histórico, natural, artístico e gastronómico, a ideia é permitir que cidadãos com deficiência visual de qualquer parte do país possam visitar e desfrutar da cidade de forma digna através de experiências estimulantes para a audição, olfato, paladar e tacto. Marina e Porto de Lagos, Mercado da Avenida, Praça Luís de Camões, Praça Gil Eanes, Rua Portas de Portugal, Castelo dos Governadores e Praia da Batata são alguns dos locais previstos para estes passeios de lazer, onde os participantes podem apreciar os sons e aromas do mar e da atividade piscatória, tocar nas muralhas e monumentos ou até degustar a tentadora doçaria regional ao mesmo tempo que conhecem mais sobre a História de Lagos.

Gratuitas, com condições de segurança garantidas e conduzidas em português pelo historiador e técnico da Câmara Municipal de Lagos, Artur de Jesus, as visitas serão também acompanhadas por Dina Neto, funcionária da autarquia e também ela uma pessoa com deficiência visual, que tem desenvolvido ações de sensibilização sobre o tema junto dos alunos de 1.º ciclo do concelho.

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas através do email balcao.inclusao@cm-lagos.pt. Consoante o número de inscrições, serão formados grupos para datas a agendar nos meses de junho e outubro.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728