Lagos assinala o 49.º aniversário do 25 de Abril de 1974

Para comemorar este dia histórico para Portugal, o município lacobrigense preparou algumas iniciativas institucionais, culturais e recreativas como forma de celebrar a Liberdade e a Democracia.

No Centro Cultural de Lagos, as celebrações iniciam a 22 de abril, pelas 18h00, com “Revoluções” pela associação Questão Repetida, um espetáculo multidisciplinar que envolve música, poesia, movimento e arte em torno do próprio conceito de “revolução”. A 24 de abril (21h30), no dia em que Chico Buarque recebe o Prémio Camões, terá lugar “Quem te viu, quem te vê”, um concerto de tributo a este ícone da música brasileira pelos artistas Thais Motta e Marcus Lima. Este espetáculo será de acesso gratuito (é necessário fazer o levantamento do ingresso no Centro Cultural).

A manhã do dia 23 de abril será dedicada a Zeca Afonso na Biblioteca Municipal de Lagos, através da oficina de música e expressão dramática “Zeca Afonso, sabes quem é?” pela Catrapum Catrapeia (10h00), a qual terá como base o livro “O Homem da Gaita”. Pelas 12h00, os participantes terão oportunidade de falar com o ilustrador do livro, Rui Pedro Lourenço.

No dia 25 de abril, as celebrações oficiais terão lugar na Praça Gil Eanes como habitualmente é feito. Pelas 9h30, decorre a “Cerimónia de Hastear da Bandeira”, seguindo-se a “Sessão Solene” conjunta da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Lagos, havendo ainda lugar para a largada de pombos pelo Clube Columbófilo de Odiáxere e momentos musicais pela banda da Sociedade Filarmónica Lacobrigense 1.º de Maio e Grupo Coral de Lagos.

Ainda nessa manhã (11h30), terá lugar a visita guiada “Lagos, os militares e as revoluções”, com o historiador Artur de Jesus, que levará os participantes numa viagem pelos locais e momentos alusivos ao Dia da Liberdade em Lagos (inscrições gratuitas em formulário online).

Celebre a Liberdade e a Democracia connosco!

Consulte a programação completa aqui.

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728