Lagos apoia alunos de alto rendimento inseridos no programa nacional UAARE

A Câmara Municipal de Lagos, aprovou na sua última reunião de executivo, a atribuição de um apoio financeiro no montante de 4500 euros ao Agrupamento de Escolas Júlio Dantas, pelo acesso ao Programa Nacional UAARE – Unidades de Apoio de Alto Rendimento na Escola – Projeto especial escolas-externas à rede UAARE, destinado ao apetrechamento da sala de estudo afeta ao projeto.

A adesão ao programa Nacional UAARE – Unidades de Apoio de Alto Rendimento, tem como objetivo conciliar a atividade escolar com a prática desportiva de alunos-atletas, do ensino básico e secundário, enquadrados no regime de alto rendimento, integrados em seleções nacionais, e alunos-atletas com potencial talento desportivo.

Na impossibilidade imediata de ocorrer um alargamento da rede de escolas UAARE é possibilitado ao Agrupamento de Escolas Júlio Dantas o acesso ao Projeto Especial Escolas-Externas à rede UAARE, através do apoio da escola UAARE ESPAMOL de Lagoa. Neste contexto, e sendo um objetivo estratégico da autarquia apoiar atividades de relevância e interesse no âmbito da educação e do desporto, este apoio financeiro de 4500 euros, permitirá ao agrupamento de escolas, apetrechar (mobiliário e informático) a sala de estudo afeta ao projeto.

O Projeto Especial Escolas-Externas à Rede UAARE encontra-se em condições de ser implementado na Escola Secundária Júlio Dantas, agregando para já, mas numa perspetiva crescente, um grupo de 8 alunos/atletas integrados nos níveis I e II das modalidades de andebol (6 alunos) e patinagem de velocidade (alunos). O projeto estava previsto para o ano letivo 2019/20, no entanto e por força da pandemia só agora foi possível dar seguimento ao mesmo.

Por parte da escola já foram iniciadas as primeiras etapas do processo de implementação: constituição de equipa multidisciplinar (com professor acompanhante, psicólogo, diretores de turmas e outros professores), reunião com alunos/atletas e com os pais, contacto com clubes e Federações, identificação de espaço para sala de estudo e equipamento de apoio a adquirir.

Em Portugal as UAARE – Unidades de Apoio de Alto Rendimento na Escola – surgem através da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, que determina a adoção de medidas de apoio específicas ao desporto de alto rendimento, a estabelecer de forma diferenciada, abrangendo os praticantes desportivos integrados nos mais altos escalões competitivos, nos planos nacional e internacional. É neste contexto que surgem as UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, projeto-piloto do Ministério da Educação, que tem por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos-atletas do ensino básico e secundário enquadrados no regime de alto rendimento, integrados em seleções nacionais e alunos – atletas com potencial talento desportivo, através da articulação eficaz entre agrupamentos de escolas, encarregados de educação, federações desportivas e seus agentes, municípios e outros interessados. 

Câmara Municipal de Lagos

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

9CCD0B9C-5D13-4D12-B6EA-DD5102230AF1

Taxas Euribor sobem a três e a seis meses e caem a 12 meses

Natal é no Comércio Local Lagos

Lagos vive a magia do Natal com novidades

insta_chegada-do-pai-natal_SBMessines

Pai Natal chega a São Bartolomeu de Messines nos dias 3 e 4 de dezembro