Lagoa reduz o consumo de água nos primeiros dias do mês de março

O Município de Lagoa conseguiu reduzir em 22% o volume de água adquirida à empresa Águas do Algarve (ADA), para abastecimento público, no período de 1 a 17 do mês de março, comparativamente com o período homólogo de 2023.  Em valores reais, o volume fornecido em março de 2023 foi de 224.894 metros cúbicos e, em março 2024, foi de 176.091 metros cúbicos.

A informação foi confirmada pela entidade gestora do sistema em alta, a ADA, no âmbito do Grupo de Trabalho III – Abastecimento Público, criado para fazer face à situação de alerta na região do Algarve por motivo de seca. Esta é a maior percentagem de redução alcançada desde que foram impostas as medidas no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro.

Recorde-se que o Município de Lagoa, para além das medidas impostas na Resolução de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro, já vinha a tomar medidas, desde janeiro de 2023, em diversas áreas, tais como a rega dos espaços verdes municipais, na manutenção dos edifícios municipais e fontes decorativas, limpeza urbana, parque de máquinas e cedência de viaturas, mercados municipais, nas praias, no setor das águas e saneamento e em campanhas de sensibilização realizadas junto da população.

A Câmara Municipal de Lagoa congratula-se com a eficácia das medidas de resposta imediata para redução dos consumos e reforça que estão em curso no concelho investimentos e medidas estruturantes para tornar mais eficiente a gestão dos recursos hídricos e energéticos, sobretudo ao nível da renovação da rede de abastecimento e da instalação de equipamentos para controlo da pressão e das fugas de água.

A autarquia agradece ainda a compreensão e colaboração de toda a população e, sobretudo, dos maiores consumidores, porque a crise da água no Algarve não dispensa ninguém.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Imagem-WhatsApp-2024-04-11-as-19.09.38_be4c9fec

Faro recebe amanhã a 8ª “Meia Maratona Água de Faro”

Conversas-Boca-Aberta

“Conversas de Boca Aberta” chegam a Lagos

CAL_Estombar

Evento Desportivo “Caminhadas ao Luar 2023” distinguido com o prémio “Evento Desportivo do Ano”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728