Lagoa reduz o consumo de água nos primeiros dias do mês de março

O Município de Lagoa conseguiu reduzir em 22% o volume de água adquirida à empresa Águas do Algarve (ADA), para abastecimento público, no período de 1 a 17 do mês de março, comparativamente com o período homólogo de 2023.  Em valores reais, o volume fornecido em março de 2023 foi de 224.894 metros cúbicos e, em março 2024, foi de 176.091 metros cúbicos.

A informação foi confirmada pela entidade gestora do sistema em alta, a ADA, no âmbito do Grupo de Trabalho III – Abastecimento Público, criado para fazer face à situação de alerta na região do Algarve por motivo de seca. Esta é a maior percentagem de redução alcançada desde que foram impostas as medidas no âmbito da Resolução do Conselho de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro.

Recorde-se que o Município de Lagoa, para além das medidas impostas na Resolução de Ministros n.º 26-A/2024, de 20 de fevereiro, já vinha a tomar medidas, desde janeiro de 2023, em diversas áreas, tais como a rega dos espaços verdes municipais, na manutenção dos edifícios municipais e fontes decorativas, limpeza urbana, parque de máquinas e cedência de viaturas, mercados municipais, nas praias, no setor das águas e saneamento e em campanhas de sensibilização realizadas junto da população.

A Câmara Municipal de Lagoa congratula-se com a eficácia das medidas de resposta imediata para redução dos consumos e reforça que estão em curso no concelho investimentos e medidas estruturantes para tornar mais eficiente a gestão dos recursos hídricos e energéticos, sobretudo ao nível da renovação da rede de abastecimento e da instalação de equipamentos para controlo da pressão e das fugas de água.

A autarquia agradece ainda a compreensão e colaboração de toda a população e, sobretudo, dos maiores consumidores, porque a crise da água no Algarve não dispensa ninguém.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728