Lagoa promove educação para os Direitos das Crianças

Lagoa comemorou 31 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança com atividades direcionadas para as crianças da Educação Básica (3º ano)

 “Dá voz aos teus direitos para que eles sejam garantidos” é o título da iniciativa que visou reforçar a consciência as crianças lagoenses dos seus direitos. Incluiu várias atividades lúdicas e informativas e decorreu entre os dias 20 e 27 de novembro nas escolas do ensino público do concelho de Lagoa.

No âmbito desta iniciativa foram realizadas sessões para um total de 200 crianças do 3º ano de escolaridade, observando as necessidades de prevenção sanitária recomendadas no atual contexto epidémico.

Integraram este programa de atividades a leitura do livro “Os Direitos das Crianças” de Luísa Ducla Soares, a visualização do vídeo “O que são os Direitos da Criança com Rita e João-UNICEF” e, por fim, o jogo dinâmico “Direitos ou Desejos?”. O objetivo foi estimular a reflexão das crianças sobre a importância dos seus direitos.

Em articulação com a CPCJ de Lagoa foi também disponibilizado, via digital, um guião de atividades para os vários ciclos de ensino, facilitando a possibilidade de educadores/as e professores/as darem continuidade ao trabalho de educação para os direitos.

O mesmo programa integrou ainda, o compromisso de Lagoa para com a Declaração Universal dos Direitos Humanos que no dia 10 de dezembro, reafirmou os seus princípios por forma a reconstruir um mundo que desejamos, com solidariedade global, cooperação e humanismo.

Com este programas de atividades nas escolas, o Município de Lagoa assinalou os 31 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovada pelas Nações Unidas a 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal a 12 de setembro de 1990.

Neste ano 2020, o mote do Dia Internacional dos Direitos Humanos assumido pela Organização das Nações Unidas (ONU) é “Recuperar melhor”, uma vez que na luta contra a pandemia é essencial que os direitos humanos sejam o centro dos esforços de recuperação da crise.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728