Lagoa investiu cerca de 3,5 milhões na educação em 2022

Município de Lagoa investiu, durante o ano de 2022, três milhões trezentos e oitenta e um mil euros na área da educação, que é uma das prioridades definidas pelo executivo liderado por Luís Encarnação.

O Município de Lagoa tem vindo a apostar, cada vez mais, na área da educação, com aplicação de uma política de ‘Educação para Todos’, que contempla medidas e condições indispensáveis para o cumprimento de uma educação universal e uma educação com uma forte componente social, que, por um lado, disponibiliza mais e melhores condições às crianças e jovens e, por outro, apoia as famílias com os encargos e despesas com a educação dos filhos.

Ao todo, foram cerca de 3,5 milhões de euros que o Município de Lagoa investiu na área da educação, durante o ano de 2022, entre despesas com o pessoal não docente, programas de apoio aos alunos, oferta educativa diversificada, transportes escolares, refeições, prolongamento de horário e enriquecimento curricular, bem como na manutenção e apetrechamento das escolas do concelho.

Da verba total investida no setor da educação, a contratação de pessoal não docente absorveu mais de 810 000.00 mil euros. Já o prolongamento de horário (Componente de Apoio à Família e Atividades de animação e Apoio à Família) captou mais de 381 000,00 mil euros, enquanto o apoio para despesas gerais ultrapassou os 260 000.00 mil euros. Já o investimento nos transportes escolares atingiu os 116 000.00 mil euros, tendo o restante valor sido investido na ação social escolar, apetrechamento das escolas e em projetos de promoção de programas específicos, tais como o “Portal Bullying”, “Aprender+”, “Lagoa a Ler”, “EPIS”, e tem vindo a potenciar o enriquecimento curricular, social e pessoal das mesmas. À promoção destes programas juntam-se ainda os projetos nas áreas da psicomotricidade, da psicologia, neuropsicologia, terapia da fala, mediação escolar, prevenção da violência escolar, música no pré-escolar e 1º ciclo.

O Município de Lagoa tem vindo a implementar, ao longo dos últimos anos, uma politica de estreita proximidade com os agentes educativos e com a comunidade escolar, numa verdadeira cooperação que permite realizar uma forte aposta na educação das novas gerações.

Hoje, mais do que nunca, Lagoa demonstra uma preocupação com a área da Educação tornando-a, cada vez mais, uma das suas maiores prioridades e um dos seus maiores investimentos. Os Agrupamentos de Escolas existentes no concelho (Agrupamento de Escolas Rio Arade e Agrupamento de Escolas ESPAMOL) tem hoje mais alunos, maior oferta formativa, são agrupamentos mais procurados por alunos não residentes no concelho, tem melhores condições e são um exemplo a seguir a nível regional e nacional.

“Investir na educação, das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos adultos e dos nossos seniores, é a nossa maior prioridade. Seja através das escolas, das IPSS´s, da Universidade Sénior ou do nosso Centro Qualifica. Lagoa é e será, cada vez mais, uma cidade educadora”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728