Lagoa inaugurou a exposição “Fernando Pessoa, de Pessoa em Pessoas” do artista Patico

O Município de Lagoa inaugurou na passada quarta-feira, ao final da tarde, na Sala de Exposições Temporárias Manuel Gamboa, no Centro Cultural Convento de S. José, a exposição de técnicas mistas “Fernando Pessoa, de Pessoa em Pessoas” do conceituado artista Patico.

A Sala de Exposições Temporárias Manuel Gamboa, no Centro Cultural Convento de S. José, em Lagoa, terá em exposição, entre os dias 08 de março e 29 de abril, diversas obras de arte que passam pela pintura, pela escrita e pela escultura, distribuídas por três ‘roteiros’, interligados. O primeiro roteiro é o poeta fingidor com ‘sinto-me múltiplo’, o segundo é a ode marítima, à qual o artista acrescenta a ode à terra e ao céu, e o terceiro é a consciência da raiz, à qual o artista acrescenta outros temas como a mulher, a sociedade e a atualidade.

Grande parte destas obras foram criadas com materiais reciclados, que o artista aproveita e os transforma, dando-lhes múltiplas dimensões. A exposição tornou-se num lugar que cruza a pintura, materiais desconhecidos, técnicas e formas invulgares, com memórias e lugares, bem como, com a criação literária, a leitura e outras artes.

Segundo o artista, esta exposição surge porque tinha uma enorme vontade de expor em Lagoa, cidade que o acolheu há vários anos, e porque durante a pandemia teve tempo para se dedicar à sua paixão, fechar-se um pouco e, em alguns momentos, pensar no desassossego, como o próprio refere. 

A exposição poderá ser visitada de terça-feira a sábado das 09h00 às 12h30 ou das 14h00 às 17h30 e a entrada é gratuita. Poderão visitar a exposição sem marcação ou marcar visita guiada para grupos através do contato 282 380 400 ou na receção do Convento de S. José.

“Sei que expor em Lagoa, na sala de Exposições Temporárias Manuel Gamboa, era um sonho para o Patico e estou muito feliz por ele. Tive o privilégio de estar presente na inauguração e convido todos e todas a visitarem esta exposição de enorme qualidade, de um artista que escolheu Lagoa para viver.” Afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728