Lagoa encerrou ontem as comemorações dos 250 anos da criação do concelho

O Município de Lagoa realizou, ontem, dia 16 de janeiro de 2024, a cerimónia de encerramento das comemorações dos 250 anos da criação do concelho, pelas 18h00, no Auditório Carlos do Carmo, encerrando oficialmente as comemorações, depois de um ano de inúmeras atividades que assinalaram esta efeméride.

Lagoa encerrou ontem as comemorações oficiais dos 250 Anos da Criação do Concelho, dia em que comemorou os 251 anos da sua criação, com uma cerimónia realizada no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa. 

A cerimónia contou com a presença de inúmeras entidades, personalidades e de muitos Lagoenses que fizeram questão de marcar presença neste momento histórico. Marcaram presença o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P.,  José Apolinário, representando, também, a Comissão de Honra das Comemorações dos 250 anos da Criação do Concelho, na ausência do Presidente da Comissão General Rocha Vieira, o Presidente da Assembleia Municipal, José Águas da Cruz, que foi, também, Presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 250 Anos da Criação do Concelho, Claúdio Mendonça, Presidente da Câmara Municipal da Boa Vista, em Cabo Verde, Isaías Varela, Presidente da Câmara Municipal de S. Domingos, da Ilha de Santiago, Cabo Verde,  Albertina Oliveira, Vereadora da Câmara Municipal de Lagoa, dos Açores, Prof. Doutor Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve, Prof. Doutor Nuno Loureiro, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), Sara Silva, Presidente da Comissão Vitivinícola do Algarve, vários Membros da Comissão de Honra e da Comissão Executiva,  Vereadores,  Deputados da Assembleia Municipal, Ex Presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias, Membros das Assembleias de Freguesia, Representantes das IPSS e Coletividades do Concelho, Colaboradores do Município, muitos Lagoenses e jornalistas.

A cerimónia teve início com um espetáculo musical, Espanto Musical de Ópera “Pássaros de Lagoa”, uma encomenda do Município ao Conservatório de Artes de Lagoa – ARTIS XXI, para esta ocasião especial, com uma participação especial do Clube de Escrita Criativa da Biblioteca Municipal, seguindo-se uma viagem sonora entre 2023 e 1773, ano da fundação do concelho de Lagoa, um projeto com direção artística da cravista Elsa Mathei e direção musical de Pedro Castro, com a participação da Orquestra Barroca D’Aquém Mar da ARTIS XXI – Conservatório de Artes de Lagoa.

Posteriormente, deu-se início à cerimónia protocolar, de encerramento das Comemorações dos 250 anos da Criação do Concelho, com os discursos do Presidente da CCDR Algarve, membro da Comissão de Honra das Comemorações dos 250 anos da Criação do Município de Lagoa, José Apolinário, do Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, membro da Comissão Executiva das Comemorações dos 250 anos da Criação do Município de Lagoa, José Águas da Cruz, e do Presidente da Câmara Municipal, Luís Encarnação. Durante as três intervenções foi dado destaque às inúmeras iniciativas realizadas ao longo de 365 dias, ao lançamento da obra, que se encontra a decorrer, da “Casa da Cidadania”, bem como à participação dos Lagoenses neste momento histórico. O Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, José Águas da Cruz, bem como o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, aproveitaram o momento para dar início às comemorações dos 50 anos do 25 de abril, lançando o repto para que os Lagoenses participem nestas comemorações da mesma forma como o fizeram nas comemorações da criação do concelho.

O Presidente da Câmara Municipal, Luis Encarnação, ofereceu ao Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, José Manuel Águas da Cruz, o 1º exemplar do livro de fotografia “O Conhecido Desconhecido” e o 3º exemplar do livro ao Presidente da CCDR, José Apolinário, tendo o 2º exemplar ficando reservado para oferecer ao General Rocha Vieira. Ao Presidente, Luís Encarnação, foi-lhe oferecido o 250º exemplar.

Este livro, publicado no âmbito das Comemorações dos 250 Anos da Criação do Concelho, é uma edição única de 250 exemplares, todos eles numerados e assinados pelo autor, o fotógrafo João Mariano, que também esteve presente. Trata-se de uma obra de arte para colecionadores que imortaliza de forma singular, através de 20 fotografias a preto-e-branco, o litoral do nosso concelho. À semelhança do que fez o excecional fotógrafo norte-americano Ansel Adams, é um livro que pode ser folheado enquanto tal, mas que também pode ser desmontado e as suas fotografias emolduradas, proporcionando uma exposição privada a cada um dos possuidores deste livro.

A cerimónia terminou com o arriar da bandeira, alusiva às Comemorações dos 250 anos da Criação do Concelho, acompanhada pelo Hino Municipal “Orgulho em Ser Lagoa”, tocado pela Banda Filarmónica Portimonense.

“Foi um ano de grande atividade, de iniciativas culturais, de festas populares, mas também de momentos de reflexão e partilha de conhecimento. Passado um ano, digo, com orgulho, que cumprimos a nossa missão. Deixámos uma marca no território e partilhámos com todos os Lagoenses o orgulho em ser Lagoa”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

2024-072-Festival-Pirata-de-Olhão-2024-site

Piratas ‘invadem’ Olhão de 24 a 27 de julho

Economia portuguesa melhora

Rendas dos novos contratos de habitação sobem 10,6% em 2023 para 7,21 euros/m2 – INE

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728