Lagoa assinalou Semana Internacional dos Arquivos

Lagoa assinalou, no passado dia 09 de junho, a Semana Internacional dos Arquivos, associando-se às comemorações instituídas pela Assembleia-geral do Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007, para a promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo

O Município de Lagoa assinala a Semana Internacional dos Arquivos desde o ano de 2018, com diversas iniciativas, desde a realização de colóquios, dedicados ao papel dos arquivos municipais na salvaguarda da memória local, bem como oficinas de Paleografia, contando com a presença, ao longo dos anos, de ilustres oradores, tais como o Professor Doutor José Pacheco Pereira, o professor Doutor Armando Malheiro da Silva e a Professora Doutora Maria José Azevedo Santos.

Este ano, o Município de Lagoa, realizou uma iniciativa dedicada ao tema da construção/remodelação de espaços para arquivo. Presidiu à sessão de abertura o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Luís Encarnação, que destacou a ação do Município na salvaguarda do património documental do concelho e o investimento que tem sido feito ao nível do equipamento e software bem como, na aposta na investigação histórica e no campo editorial e de difusão da informação. Seguiram-se as intervenções do Professor e arquiteto espanhol Daniel Fernández-Carracedo, que apresentou as últimas tendências sobre a construção de edifícios para arquivo, com uma comunicação intitulada “Arquitectura de archivos en clave contemporânea – Últimas tendências” e o Dr. Hélder Silva, do Arquivo Municipal de Albergaria-a-Velha, que partilhou a perspetiva do profissional da informação e do necessário diálogo entre o técnico e o arquiteto na conceção de um espaço desta natureza, numa comunicação intitulada “Arquivo para Arquivos: a perspetiva de um profissional da informação”.

A iniciativa que decorreu na sala polivalente da Biblioteca Municipal, e contou ainda com a presença de diversos dirigentes sectoriais do Município de Lagoa e da Professora Doutora Maria Beatriz Marques, Docente de Ciência da Informação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que moderou as conferências e o estimulante debate que se lhe seguiu.

O encerramento, coube à Vereadora Ana Martins, que destacou a relevância e atualidade do tema no contexto da salvaguarda do património documental de Lagoa, deixou patente a necessidade de projetar um espaço desta natureza, capaz de albergar todo o património documental atual e vindouro à guarda do Arquivo Municipal.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728