Lagoa assinala ação de sensibilização para o Risco Sísmico

No passado dia 14 de novembro, às 11:14 horas, realizou-se a 11ª Edição do Exercício Público de âmbito Nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, A TERRA TREME, medida prevista na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva.

Neste sentido, a Proteção Civil do Município de Lagoa em parceria com a Direção do Agrupamento de Escolas Rio Arade organizou um exercício na EB23 João Cónim, envolvendo toda a comunidade escolar, 250 alunos, 45 Docentes e 16 Não Docentes.

Participaram, ainda, o Centro de Apoio Social de Porches através do Estabelecimento Escolar Cubo Mágico nas valências de Pré-escolar e Creche, num total de 35 alunos, 9 Educadoras e Auxiliares, o Centro de Apoio Social de Carvoeiro, através seu estabelecimento de ensino juntou-se a esta iniciativa tendo participado 85 alunos, 5 educadoras e 11 Auxiliares, bem como a Escolinha da ADR com participação 80 alunos e 30 colaboradoras entres Educadoras e Auxiliares.

Neste exercício estiveram envolvidos 624 participantes da comunidade escolar do concelho de Lagoa da rede pública e das IPSS.

O exercício propriamente dito, compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação desenrolou-se durante um (1) minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente foram convidados a executar os 3 gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar.

Esta iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, na qual o Município de Lagoa se associou bem como os demais estabelecimentos escolares, e que visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

lagoa

Inscrições para a 43ª FATACIL encontram-se esgotadas

Alcoutim

Município de Alcoutim adere ao projeto “Muda_TT+ (Muda o teu Território)”

Gravação do programa da RTP

Município reforça apoio à valorização da doçaria regional

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728