Lagoa anuncia 3ª edição do Prémio Maria Barroso

O Município de Lagoa anunciou na terça-feira, dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, a 3ª Edição do Prémio Maria Barroso, assinalando este dia de uma forma simbólica e anunciando, em simultâneo, um prémio que, para além de distinguir homens e mulheres, homenageia Maria Barroso, uma grande mulher, algarvia e cidadã do mundo.

A 3ª Edição do Prémio Maria Barroso foi anunciada publicamente, na CCDR em Faro, num encontro, entre várias autarquias algarvias, onde foram abordadas questões de igualdade de género e cidadania, oficializando a abertura de candidaturas até ao dia 30 de novembro de 2022.

O Prémio Maria Barroso foi instituído pela Câmara Municipal de Lagoa e pretende distinguir contributos relevantes de mulheres e de homens para a construção e valorização da igualdade de género e da cidadania proactiva no mundo contemporâneo.

Para o biénio 2022/2023, o Prémio Maria Barroso terá uma dotação financeira no valor de 15.000€ (quinze mil euros). Com a atribuição deste prémio, a Câmara Municipal de Lagoa pretende sublinhar o papel de pessoas, a título individual ou institucional, que de forma marcante contribuíram ou contribuem para a promoção e a implementação de práticas de cidadania e não discriminação, dando particular importância à promoção da igualdade de participação de mulheres e homens nos territórios e contextos em que intervêm.

Nesta edição, o júri será composto por Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Sandra Ribeiro, Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Isabel Barroso Soares, em representação da família de Maria Barroso, Anália Torres, professora catedrática de sociologia do ISCSP, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e fundadora e coordenadora do CIEG, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género, Clara de Jesus, Consultora e perita em Igualdade de Género e Virgínia Ferreira, doutorada em sociologia, professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), investigadora

permanente do CES, Centro de Estudos Sociais e membro fundadora da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres.

“Em Lagoa trabalhamos diariamente para promover a igualdade de género porque acreditamos e defendemos que os homens e mulheres devem ter os mesmos direitos. Por isso é que o Prémio Maria Barroso distingue homens e mulheres que se destacaram na construção da igualdade e promoção e valorização de uma cidadania ativa”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Câmara Municipal de Lagoa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728