IPMA coloca seis distritos no continente em aviso amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do país com aviso amarelo esta madrugada, alertando para precipitação por vezes forte.

De acordo com o IPMA, prevê-se para o Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, até às 06:00 de hoje, “aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoada e de rajadas fortes de vento”.

Em Lisboa, o aviso está em vigor até às 03:00.

Segundo o IPMA, o aviso amarelo é emitido sempre que há uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

O distrito de Faro esteve no domingo em aviso vermelho devido ao risco de “precipitação forte e persistente”, devido à passagem da depressão Bernard.

Ventos fortes cruzados condicionaram as operações de aterragem e descolagem no Aeroporto Internacional Gago Coutinho, em Faro, tendo levado ao cancelamento de pelo menos sete voos, disse fonte da Navegação Aérea de Portugal (Nav) à Lusa.

A chuva intensa e os ventos fortes provocaram pequenas inundações, queda de árvores e de algumas estruturas um pouco por toda a região, afetando principalmente a zona do sotavento algarvio, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

O aviso vermelho para precipitação é emitido face a previsões de chuva superior a 40 litros por metro quadrado numa hora ou superior a 60 litros por metro quadrado num período de seis horas.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728