Fernando Daniel trouxe multidão ao novo palco das Festas Honra de N. Sra. dos Mártires em Castro Marim

De 12 a 15 de agosto, Castro Marim esteve em festa, nas celebrações em honra da padroeira, Nossa Senhora dos Mártires. Com o ponto alto e momento mais icónico na Procissão de dia 15 de agosto, esta edição lotou com o concerto de Fernando Daniel.

Deste novo palco, na envolvente da Casa do Sal, fez-se também a ponte para o novo posicionamento regional desta festa religiosa, harmonizando-se a tradição numa estratégia cultural integrada com a arte, a gastronomia e o lazer.

Como de costume, as Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires acolheram também uma mostra de artesanato, com especial destaque para a participação de artesãos do concelho a trabalhar ao vivo, em representação das tradições, costumes e identidade castromarinense.

O concerto da Banda Musical Castromarinense, no Revelim de St. António, deu a partida para um fim-de-semana prolongado e de festa. No dia 12 de agosto, numa organização da junta de freguesia castromarinense, toda a plateia se envolveu num concerto muito especial, que surpreendeu com êxitos populares tão conhecidos como o “Baile de Verão” ou a “Bela Portuguesa”. 

O dia seguinte foi das ARUTLA, grupo de dança de Altura que é já um apanágio no cartaz destas Festas. O espetáculo foi também o momento de despedida das meninas que cresceram com o grupo e seguem agora a sua vida adulta na Universidade. No entanto, ficou a promessa de integrarem, em 2024, nos 25 anos das ARUTLA, grandioso espetáculo, como tributo a todo este percurso.

A véspera de feriado teve em palco os “Adiafa” e fechou com a Festa dos Anos 80 e DJ Dominique, numa alegria contagiante e um público cheio de energia e da nostalgia de uma década que ainda inspira. 

O dia de homenagem à padroeira, 15 de agosto, começou com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho. Foi também o dia da 6.ª edição do torneio de futsal em honra de Nelson Solá, homenagem póstuma ao antigo jogador. A Procissão em Honra de N. Sra. dos Mártires percorreu as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, numa das romarias mais participadas de que há memória. O grande concerto de FERNANDO DANIEL fechou esta edição das Festas em Honra de N. Sra. dos Mártires, que tiveram a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio dos Clubes e Associações Locais.

Câmara Municipal de Castro Marim

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728