Faro volta a receber corrida do Campeonato Mundial de Bikingman

Prova de ultraciclismo não assistida de mais de 1.000 quilómetros nas regiões do Algarve e Alentejo arranca no dia 1 de maio, pelas 5h00, a partir do Jardim Manuel Bivar

A cidade de Faro recebe pelo quinto ano consecutivo, de 1 a 5 de maio, uma das etapas do BikingMan Origine World Championship. Esta é a mais longa e difícil prova de ciclismo em Portugal com um percurso de 1.000 quilómetros e 12.000 metros de desnível a realizar em cinco dias (120 horas) no máximo.

O percurso atravessa as regiões do Algarve e Alentejo e conta com dois postos de controlo em Sagres (km 279) e Vila Viçosa (km 667).

Um total de 90 atletas de 12 nacionalidades (incluindo 86 homens e 4 mulheres) participarão na prova de ultraciclismo sem qualquer assistência (alimentação, navegação ou veículos de acompanhamento). A prova terá início na segunda-feira, dia 1 de maio, a partir das 05h00, a partir do icónico Jardim Manuel Bivar.

Pelo segundo ano consecutivo, Portugal lança a temporada BikingMan Origine, oferecendo aos ciclistas aventureiros (sozinhos ou em pares, amadores e profissionais) de todo o mundo uma experiência única das regiões do Algarve e Alentejo.

A temporada de 2023 também incluirá mais seis etapas em várias regiões da França, Brasil e uma grande final no Marrocos, completando um total de sete corridas.

Entre os atletas participantes estão Laurianne Plaçais (vice-campeã do BikingMan Origine), Rémi Borrion (vencedor do BikingMan Aura 2022), Benoit Merchez (vencedor do BikingMan Portugal em 2021), Jean Guerin (ex-ciclista profissional) ou Mickael Juignet e Maxime Prieur (top 5 em uma etapa do BikingMan em 2022).

A corrida pode ser acompanhada remotamente, uma vez que cada participante está equipado com um GPS SPOT, que permite ao público saber a posição de cada corredor em tempo real (http://www.bikingman.com/livetracking).

Sobre a Origem do BikingMan Origine

Fundado pelo explorador/recordista francês Axel Carion, o BikingMan Origine é o campeonato mundial de ultraciclismo 100% autônomo que já reuniu cerca de 2.000 atletas. A temporada 2023 é composta por 7 etapas: cinco na França – Córsega, Região Sul, Auvergne-Rhône-Alpes, País Basco – e 3 noutros países – Portugal, Brasil e Marrocos.

Este é o derradeiro desafio de resistência para os aventureiros que procuram o Santo Graal da resistência e que querem desafiar-se em bicicleta nos percursos mais espetaculares do planeta. BikingMan Origine  já contou com cobertura televisiva pelos canais l’Équipe, France TV, Stade 2, Euronews, RTBF e France 24.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728