Faro volta a associar-se ao exercício “A Terra Treme”

Cerca de 1800 pessoas foram envolvidos em atividade que decorreu esta quarta-feira em várias escolas e na Associação de Reformados e Pensionistas de Faro

O Município de Faro voltou este ano a associar-se ao “A Terra Treme”, um exercício organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. Ao todo, cerca de 1800 pessoas – entre alunos, professores e auxiliares de várias escolas do concelho e técnicos e utentes da Associação de Reformados e Pensionistas de Faro (ARPI) – foram envolvidos nesta atividade.

Para o efeito, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Faro acompanhou de perto os preparativos e a execução deste exercício em diversas escolas do concelho – nomeadamente a Escola Secundária Pinheiro e Rosa, EB 2,3 Doutor Joaquim Rocha Peixoto Magalhães e EB 2, 3 Dom Afonso III -, tendo aproveitado para efetuar exercícios de evacuação de edifícios e testado procedimentos a adotar em caso de sismo.

Também esta quarta-feira, o SMPC de Faro esteve igualmente nas instalações da ARPI, dando a conhecer à população sénior do concelho que medidas adotar em caso de sismo, tendo os utentes absorvido os conselhos dados e procedimentos transmitidos pelos técnicos da Proteção Civil. Também os funcionários do Município e empresas municipais foram convidados a aderir a este exercício, que tem como obetivo disseminar uma cultura de prevenção, treinando três gestos (baixar, proteger e aguardar), que são a melhor resposta para nos protegermos em caso de sismo.

Através de mais esta iniciativa, o Município de Faro, através do seu SMPC, continua a trabalhar para incrementar os níveis de resiliência da população farense.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728