Faro volta a assinalar dia da Proteção Civil

Exposição de meios e agentes de Proteção Civil, que inclui ainda ações de sensibilização ou rastreios, vai ter lutar na próxima quarta-feira, dia 2 de março, no Jardim Manuel Bívar, entre as 09h00 e as 18h00

O Dia da Proteção Civil, que se celebra internacionalmente no dia 1 de março, vai voltar a ser assinalado em Faro na próxima quarta-feira, dia 2 de março, com uma exposição de meios e recursos dos agentes de Proteção Civil. A mostra terá lugar no Jardim Manuel Bívar entre as 09h00 e as 18h00.

O programa do evento inclui visitas ao veículo de planeamento, comando e comunicações (VPCC) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), demonstração de binómios cinotécnicos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e Guarda Nacional Republicana (GNR), instalação de posto médico avançado da Cruz Vermelha Portuguesa, jogos didáticos ou uma exposição de meios de combate a incêndios dos corpos de bombeiros e GNR. Serão ainda feitas medições de tensão arterial, colesterol e glicémia à população, bem como ações de sensibilização ou apresentação dos cursos de técnico de proteção civil e de técnico de salvamento aquático da Escola Secundária Pinheiro e Rosa. Serão ainda expostos os trabalhos realizados pelos alunos do 4º ano das escolas do concelho para o concurso da mascote da Proteção Civil de Faro.

Esta data visa sensibilizar para a importância da proteção civil, na salvaguarda da vida humana, da propriedade, do património cultural e ambiental face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes. A data visa também prestar tributo aos agentes de proteção civil e promover a reflexão e diálogo em torno dos riscos a que populações e territórios estão sujeitos. Este ano, o tema do Dia Internacional da Proteção Civil é a “Defesa civil e gestão de populações deslocadas perante desastres e crises e o papel dos voluntários e o combate às pandemias”.

Ao todo, estão envolvidos neste evento a ANEPC, PSP, GNR, Corpo de Bombeiros Sapadores de Faro, Corpo de Bombeiros de Faro – Cruz Lusa, Serviço Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Universidade do Algarve (UAlg), Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Corpo Nacional de Escutas, Guias de Portugal, Exército Português e Autoridade Marítima Nacional.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728