Faro volta a assinalar a Semana Europeia da Mobilidade

Iniciativas decorrem em vários pontos da cidade entre os dias 16 a 30 de setembro.
Jardim Manuel Bivar torna-se epicentro do evento entre 18 a 22, com várias atividades de sensibilização para os temas da mobilidade sustentável e saúde

O Município de Faro volta este ano a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, sob o mote “Mova-se de forma sustentável, seja saudável”, com um conjunto alargado de atividades que decorrem em vários pontos da cidade já desde esta quinta feira, dia 16, até 30 de setembro.

O plano de atividades tem início já esta quinta feira, com a exposição de rua “Mova-se de forma sustentável, seja saudável”, um conjunto de peças sobre mobilidade sustentável preparado por docentes e alunos do curso de pós graduação em Cidades Sustentáveis, que ficará patente no Largo Pé da Cruz até ao dia 30 de setembro.

Também já a partir de dia 16, será efetuado o lançamento dos mapas “Faro, Cidade de 15 minutos”, que apresentarão – em formato digital e, posteriormente, em mupis em vários pontos da cidade – vários percursos que podem ser realizados, a pé, em 10 ou 15 minutos.

De 18 a 22 de setembro, o Jardim Manuel Bivar, na baixa da cidade de Faro, vai ser o epicentro da Semana Europeia da Mobilidade – Faro 2021, com a presença de vários parceiros do evento e atividades que incluem campanhas pedadógicas e de sensibilização, workshops, oficinas ou ações educativas e de experimentação gratuita (por exemplo, de trotinetes partilhadas ou segways).

Entre outras iniciativas, o programa inclui, durante aqueles dias, a ação “Vamos aprender a andar de bicicleta com o AEPRosa [Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa]”, dirigida a crianças, jovens e adultos, bem como a oficina móvel “Bike aos Pedaços”, onde poderão ser realizadas pequenas reparações de bicicletas, e ainda uma campanha de angariação de bicicletas usadas (dirigida à comunidade em geral) que, mesmo que estejam danificadas, serão reparadas e depois ficarão naquele Agrupamento de Escolas para projeto de empréstimo à comunidade educativa para uso como transporte diário.

O evento vai ainda contar com várias tertúlias, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, a partir das 17h00, no âmbito dos temas da mobilidade e da sustentabilidade, com a participação de várias entidades e parceiros envolvidos neste projeto.

Um dos pontos altos do evento será o Dia Mundial sem Carros (dia 22 de setembro), em que será feito um apelo aos trabalhadores das empresas locais e da autarquia no sentido de se deslocarem de bicicleta para o trabalho neste dia. Quem aderir será premiado com a inscrição de sócio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), que inclui seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil contra terceiros para deslocações em bicicleta.

O encerramento do evento está marcado para dia 22 de setembro, a partir das 17h30, no Parque Ribeirinho, com os concertos de “Funkarmonica” e Helena Madeira (“Concerts on the Bike & All”), que poderão ser vistos de bicicleta, trotineta, de skate ou a pé.

No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 18 e 22 de Setembro, será interdito o trânsito automóvel entre as 10h00 e as 22h00, exepto para transportes públicos e veículos prioritários na zona da Cidade Velha e nas imediações do Jardim Manuel Bivar, na baixa da cidade. Pelos transtornos aos automobilistas durante o decurso do evento, o Município de Faro agradece a compreensão.  

O programa completo do evento – cujo objetivo passa por oferecer aos cidadãos a oportunidade de experimentarem várias atividades dedicadas à mobilidade sustentável ao mesmo tempo que alerta e sensibiliza as comunidades para a necessidade de mudança de comportamentos – pode ser consultado aqui.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728