Faro reforça parceria na intervenção junto das pessoas em situação de sem-abrigo

A rede de parceiros que constituem o Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro (NPISA Faro) passou a contar, desde o passado dia 09/09/2021, com três novas entidades.

Em cerimónia realizada no salão nobre da Câmara Municipal de Faro, assinalou-se a adesão àquela rede da Cáritas Diocesana do Algarve, da Guarda Nacional Republicana de Faro e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.

O NPISA tem por trabalhar em parceria na problemática das pessoas em situação de sem-abrigo.

Recorde-se que Faro foi o primeiro Município do Algarve, em 14/12/2010, a formalizar por protocolo a criação do Núcleo e Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro.

A 12/11/2020, procedeu-se à assinatura da atualização do Protocolo de Parceria do Núcleo e Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro, com o objetivo de adequar o anterior Protocolo em à nova Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2017-2023 (ENIPSSA 2017-2023).

Com a adesão dos novos parceiros, a rede passa a contar com as seguintes entidades:

  • Município de Faro
  • União de Freguesias de Faro (Sé e São Pedro)
  • Comando Distrital de Faro – Polícia de Segurança Pública
  • Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – Direção Regional do Algarve
  • Instituto de Segurança Social, IP- Centro Distrital de Faro
  • Grupo de Ajuda a Toxicodependentes
  • Movimento de Apoio à Problemática da Sida
  • Santa Casa da Misericórdia de Faro
  • Fábrica da Igreja de São Pedro de Faro
  • Fábrica da Igreja da Paróquia de São Luís
  • Centro Hospitalar Universitário do Algarve
  • Administração Regional de Saúde do Algarve I.P
  • Centro de Apoio aos Sem-Abrigo
  • Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Faro-Loulé
  • Rede Europeia Anti Pobreza
  • Cáritas Diocesana do Algarve
  • Guarda Nacional Republicana de Faro
  • Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP

Durante a cerimónia de adesão dos novos parceiros, foram apresentados dois projetos que se encontram a funcionar, no âmbito da intervenção com as pessoas em situação de Sem Abrigo, bem como uma nova candidatura com carácter inovador a nível nacional, que se encontram em curso no concelho, com o apoio do Município.

O Projeto TMN – Tua, Minha, Nossa, que está a ser desenvolvido pelo MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA, tem como objetivo a inserção de pessoas em situação de sem abrigo na sociedade, com acesso imediato a uma habitação partilhada, como primeiro passo para a inserção da pessoa na sociedade.

O Projeto TMN, com seis meses de existência em Faro, apresenta resultados que servem de referência como Boas Práticas, a nível Nacional. Durante o seu ainda curto período de existência, já passaram pelos dois apartamentos partilhados um total de 18 utentes, sendo que 6 utentes já foram integrados na sociedade.

O Projecto LEGOS, uma parceria com o GATO, MAPS, CASA, APF, GRATO, tem como objetivo a inserção de pessoas em situação de sem abrigo em conjunto com a rede de parceiros existente, promover a implementação do modelo de intervenção integrado de todos os agentes que, no respetivo concelho, atuam com e para a população em situação de sem abrigo.

O Projeto visa implementar a figura do gestor de caso, o qual ficará diretamente responsável por esses utentes, focando a sua atuação na construção dos projetos individuais de intervenção, tendo por base uma relação de proximidade e confiança, criando a aproximação necessária para em conjunto com o utente atingir o sucesso.

Este é o projeto de 7 concelhos, 5 parceiros, 1 região e 1 única candidatura.

A candidatura  em curso, visando o Projecto Porta Xis1 apresentado pela associação MAPS -Movimento de Apoio à Problemática da Sida em parceria com o com a Associação Xis – Grupo para a Promoção e Protecção LGBTI, e com o Município de Faro, tem como objetivo a celebração de protocolo para o funcionamento de apartamentos partilhados para pessoas LGBTIQ + em situação de sem abrigo.

O Núcleo e Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo de Faro é tido como exemplo de boas práticas no seu funcionamento e intervenção em função da problemática das Pessoas em situação de sem-abrigo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, este modelo de intervenção visa um acompanhamento de proximidade que assenta numa premissa de qualificação e rentabilização de recursos humanos e financeiros, estando demonstrada a sua importância e utilidade, face aos resultados apresentados.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Taxas-Euribor-sobem

Euribor sobe a três e seis meses para novos máximos

Ribat-da-Arrifana-3@DRCAlg_small

Fixação da Zona Especial de Proteção do Ribat da Arrifana, no concelho de Aljezur

20230920_190119-3

ÓRGÃOS SOCIAIS DA ACRAL JÁ TOMARAM POSSE