Faro | Município investe 1,5 milhões na construção do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira

O presidente da Câmara Municipal de Faro assinou na sexta-feira, dia 16 de Outubro, o contrato para a empreitada de construção do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira, na freguesia de Santa Bárbara de Nexe. A intervenção vai implicar um investimento global da autarquia de 1.503.426,63 euros e tem um prazo de execução de 540 dias.

A construção desta infraestrutura, adjudicada ao concorrente Martins Gago & Filhos, Lda na sequência da deliberação da Câmara Municipal de 8 de setembro de 2020, prevê a implementação de um edifício de âmbito cultural e recreativo – que inclui um Museu da Pedra e Museu do Acordeão – com o intuito de promover e divulgar a identidade desta localidade.

O financiamento da presente empreitada foi garantido através do empréstimo a médio e longo prazo no montante de 4.801.000 euros, aprovado pelo Tribunal de Contas, com visto de 30 de outubro de 2019, a pagar, em condições favoráveis, num prazo de 12 anos. 

Além do Centro Cultural e de Inovação de Bordeira, o financiamento destina-se a concretizar um conjunto de intervenções cruciais para o desenvolvimento do território do concelho, nomeadamente o Centro de Recolha Oficial de animais (adjudicado, aguarda visto do Tribunal de Contas), a primeira fase da futura 3ª Circular, desde a Avenida 25 de Abril à Estrada da Penha, a requalificação da Alameda João de Deus e da Mata do Liceu (também já adjudicadas, aguadando esta última o visto do Tribunal de Contas).

O contrato para construção do Centro Cultural e de Inovação da Bordeira fica agora apenas sujeito à obtenção do visto do Tribunal de Contas, uma vez que os contratos com valor superior a 950.000 euros ficam sujeitos à fiscalização prévia daquele órgão.

Câmara Municipal de Faro

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728