Exportações aumentaram mais do que as importações


Em setembro, as exportações portuguesas aumentaram 1,7%, enquanto que a importações tiveram um crescimento de 0,5%, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Excluindo os Combustíveis e lubrificantes, refere aquele organismo, em comunicado, “as exportações aumentaram 3,3% e as importações cresceram 1,7% (+1,3% e +1,4%, respetivamente, em agosto de 2018). A paragem programada das refinarias nacionais condicionou, de forma significativa, o comportamento global quer das exportações quer das importações nos meses de agosto e setembro”.
Pelas contas dos técnicos do INE, “o défice da balança comercial de bens atingiu 1.203 milhões de euros em setembro, menos 49 milhões de euros que no mês homólogo de 2017”.
No 3º trimestre de 2018, “as exportações e as importações de bens aumentaram, respetivamente, 6,1% e 7,3% face ao mesmo período de 2017; no 2º trimestre, pela mesma ordem, registaram variações de +10,8% e +9,5%”.
No documento acrescenta-se, ainda, que “em termos acumulados, de janeiro a setembro, as exportações aumentaram 6,7% e as importações cresceram 7,8%”.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

euribor

Euribor sobe a três e a seis meses e desce a 12 meses

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728