Estudantes desafiados a desenvolverem produtos alimentares diferenciados

Está aberta e decorre até 3 de abril a fase de apresentação de candidaturas para a 3ª edição do Prémio ECOTROPHELIA Portugal.

Esta é uma iniciativa que promove a eco-inovação, o empreendedorismo e a competitividade no setor agroalimentar, desafiando estudantes do ensino superior a desenvolverem produtos alimentares diferenciados. A PortugalFoods, associação que representa o setor agroalimentar e organizador do prémio no país, está a percorrer as universidades e institutos de norte a sul dando a conhecer o galardão e em busca de ideias inovadoras e sustentáveis.

Os projetos que se inscreverem passarão, após a fase de candidatura, pelo olhar atento de profissionais de diferentes áreas, que irão avaliar a ideia e o potencial do projeto para o setor. O júri é encabeçado por Vergílio Folhadela, da RAR Holding, também embaixador do prémio.

Os 10 finalistas desta edição serão conhecidos a 15 de abril. A competição nacional e cerimónia de entrega do galardão decorrerá no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a 21 de maio, e o grande vencedor terá a oportunidade de representar o país a nível europeu. A competição internacional terá lugar nos dias 6 e 7 de outubro, em Colónia, na Alemanha, no âmbito da ANUGA, feira internacional do setor de alimentos e bebidas.

Para além de Portugal, o ECOTROPHELIA Europe decorre em 17 países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Lituânia, Reino Unido, Roménia, Sérvia.

A nível internacional, contou já com a participação de mais de 4.000 estudantes de mais de 500 instituições de ensino, resultando em mais de 860 produtos desenvolvidos e mais de 80 produtos industrializados ou comercializados, contando com o apoio de cerca de 2.000 empresas. Em Portugal, em duas edições, o prémio envolveu mais de 150 estudantes, mais de 20 entidades do sistema científico-tecnológico e mais de 20 empresas, tendo sido desenvolvidos 32 produtos.

Os interessados podem obter mais informações no site: ecotropheliaportugal.com.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

office-with-documents-money-accounts - Cópia

Redução da carga fiscal e equilíbrio orçamental são prioridades para 2025

Instalacao-de-Zonas-de-Medicao-de-Caudal-ZMCs

Castro Marim é o município algarvio com a maior taxa de redução de consumo de água

20240422__POST

Taxa turística entra em vigor no Município de Lagoa

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728