Espetáculo “Descobri-Quê?” do Teatro Nacional D. Maria II sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório

Iniciativa integra o projeto Odisseia Nacional

O Teatro Mascarenhas Gregório recebe no próximo dia 16 de março, pelas 21h30, a peça de teatro “Descobri-Quê?”. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, tem o cunho do Teatro Nacional D. Maria II, no âmbito do projeto Odisseia Nacional. A entrada tem um custo associado de 4,00€ para maiores de 12 anos, estando os ingressos à venda na BOL (em https://cmsilves.bol.pt/) e nos locais habituais.

Com texto e encenação de Cátia Pinheiro, Dori Nigro e José Nunes, “Descobri-quê?” é um espetáculo que, segundo o Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), “pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico designado como descobrimentos, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português”.

De referir que o projeto Odisseia Nacional, dinamizado pelo TNDM, teve início em 2023, pretendendo disseminar a atividade artística do D. Maria por todo o país, envolvendo as populações, os agentes culturais e as administrações autárquicas. Em Silves, para além desta peça aberta ao público em geral, o projeto incluirá, ainda, dois laboratórios teatrais dirigidos à comunidade escolar e às associações culturais do concelho e uma peça dedicada à comunidade escolar.

Câmara Municipal de Silves

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728