Escola de Faro expõe trabalhos em projeto cultural em vários pontos do concelho

Uma escola secundária de Faro, em parceria com agentes culturais, vai expor os trabalhos realizados no ano letivo em vários espaços do concelho, entre 24 e 29 de abril, num projeto cultural que inclui também espetáculos, divulgou a organização.

Em comunicado, o Agrupamento de Escolas Pinheiro e Rosa adiantou que o PELE – Percurso Artístico por Faro, consiste um programa de eventos, entre exposições, espetáculos, concertos, performances e ‘happenings’, construído em colaboração com os agentes culturais e instituições públicas.

O objetivo da iniciativa é “transformar as instituições culturais em território educativo e as escolas em polos culturais, reforçando redes de colaboração e circulação, no sentido de promover uma verdadeira democracia cultural: a participação ativa de cada um na cultura de todos” lê-se na nota.

O PELE irá decorrer em vários espaços do, como a Alameda João de Deus, que inclui o Instituto Português da Juventude e a Biblioteca Municipal de Faro, a cidade velha e baixa de Faro – Museu Municipal, galeria ARCO e ruas de Santo António e Vasco da Gama -, Ermida de Santo António, Fórum Algarve e a aldeia de Estoi.

Segundo a nota, a mostra será virada não só para o público escolar, mas também para a população em geral: “Trazer a escola para a rua, derrubando os seus muros, abrindo-a para os espaços da arte, cultura e lazer da cidade é realmente especial”, refere a coordenadora do projeto, Inês Ferin, citada no comunicado.

A responsável assegura que Estoi, as suas Ruínas de Milreu, os cafés e até a única farmácia da aldeia “vão ficar com outra energia, ganhar vida” e que “a rua de Santo António, a Alameda João de Deus, vão encher-se de ritmo, cores, sabores, gentes”.

Lusa.

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728