Enfermeiros do centro hospitalar do Algarve mantêm greve para quarta-feira

Enfermeiros do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) mantêm a greve prevista para quarta-feira, depois de o conselho de administração hospitalar ter adiado a reunião agendada para hoje, anunciou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).

Em comunicado, o SEP indicou que a indisponibilidade do conselho de administração do CHUA em reunir-se com os enfermeiros foi comunicada na terça-feira à tarde, “a poucas horas da reunião mais esperada dos últimos tempos” e quando “se exigiam respostas para os problemas” daqueles profissionais de saúde.

Para a estrutura sindical, trata-se de “mais um revés na relação de confiança entre a administração, os enfermeiros e o SEP”.

“Neste contexto, os enfermeiros declaram tolerância zero e, apesar de a administração ter apontado o próximo dia 14 de fevereiro para a concretização da reunião agora adiada, a greve mantêm-se para quarta-feira”, lê-se na nota.

A paralisação vai abranger os turnos da manhã e da tarde, entre as 08:00 e as 24:00, nos hospitais de Faro, Portimão e Lagos e nos Serviços de Urgência Básica de Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António.

Os enfermeiros exigem “justiça” na interpretação do decreto-lei sobre a contabilização dos anos de serviço para progressão nas carreiras e o consequente pagamento dos retroativos.

No caso do CHUA não estão a ser contabilizados pontos aos enfermeiros que iniciaram funções nos segundos semestres de cada ano, aos enfermeiros que tinham vínculos precários ou aos enfermeiros especialistas com contrato individual de trabalho.

O SEP adianta que “irá auscultar os enfermeiros para a possibilidade de serem concretizadas novas formas de luta ainda este mês, caso a reunião de dia 14 (ou a ausência dela) se traduza em mais um adiamento/descarte de responsabilidade por parte da administração” do centro hospitalar do Algarve.

Lusa

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Perigo máximo de incêndio

Perigo máximo de incêndio rural em mais de 50 concelhos do continente

440 mil empresas

Empresas criadas em Portugal nos últimos 10 anos somam 440 mil

Esta iniciativa, a que o município se associa, assinala e celebra os 50 anos do 25 de Abril através da criação de um novo roteiro de arte urbana, promovido à escala nacional pelo Turismo de Portugal, que liga várias localidades do país, representando todas as regiões do continente e ilhas. 
Os murais, elaborados em torno de um tema comum, são uma criação da dupla artística RUÍDO, formada por Frederico Draw (Frederico Soares Campos) e Alma (Rodrigo Guinea Gonçalves) que se propuseram pintar a LIBERDADE em todo o país.

Lagos já figura no roteiro nacional “Murais de Liberdade”

Diretor:
Miguel Ângelo Morgado Henriques Machado Faísca
Nº de inscrição na ERC:
124728