Em São Brás de Alportel, Programa de Férias Inclusivas apresenta exposição “AcordARTE”

Trabalhos realizados durante a 2ª edição do Programa de Férias Inclusivas de São Brás de Alportel deram origem à exposição AcordARTE, inaugurada esta quarta-feira, dia 7, no Átrio do Cineteatro São Brás.  Um programa com resultados muito interessantes que o Município de São Brás de Alportel em parceria com a Santa Casa da Misericórdia  pretende “transportar” para um programa regular de atividades com início previsto para outubro.

AcordARTE é o nome da exposição que o átrio do Cineteatro São Brás de Alportel acolhe durante o mês de setembro e que dá a conhecer os trabalhos realizados por um conjunto de jovens são-brasenses que participaram na segunda edição do Programa de Férias Inclusivas, promovido pelo Município, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel e o projeto “Jovens Seguros<>Famílias Felizes”.

Pintura, colagens e criação de instrumentos musicais a partir de objetivos e materiais reutilizados promoveram um despertar sensorial destes jovens que têm em comum uma situação de alguma deficiência e/ou incapacidade, e através desta experiência descobriram mais alguns dos seus talentos e criatividade.

A exposição foi inaugurada esta quarta-feira, dia 7 de setembro, e está patente no átrio do Cineteatro São Brás.

O programa dirigido a jovens dos 16 aos 30 anos, decorreu entre julho e agosto, no Espaço Inclusão, local disponibilizado pela Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, que está a ser preparado para este tipo de atividade  e contou com uma equipa de três monitores em alternância e com seis voluntários.

Além das atividades de despertar sensorial e artístico, os jovens tiveram ainda oportunidade de contactarem com cavalos numa visita ao Centro Hípico – Espaço Baixa Lusitânia, localizado no concelho.

O sucesso destas duas edições do Programa de Férias Inclusivas, promovidas nos verões de 2021 e 2022, veio reforçar a importância destas iniciativas tanto para os jovens participantes como para as suas famílias. Nesse sentido, o Município de São Brás de Alportel prepara-se para lançar um programa de atividades regular a partir de outubro deste ano dirigido para os jovens participantes no Programa de Férias Inclusivas de 2022 assim como para outros jovens com deficiência e/ou incapacidade que não estejam integrados em outros programas de atividades.

Câmara Municipal de São Brás de Alportel

Partilhar:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Artigos Relacionados

Seis distritos sob aviso amarelo

Seis distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada

Faro-3.o-Orcamento-Participativo

Município de Faro lança 3.º Orçamento Participativo

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos do continente sob aviso amarelo devido à chuva e trovoada